AO MINUTO: Cerca de 12 mortos em ataque contra Gaza; Negociações à vista?

9 meses atrás 107

Al Jazeera encaminhará assassinato de jornalista ao TPI

Daniela Filipe | há 8 minutos

A Al Jazeera encaminhará o assassinato de um dos seus jornalistas para o Tribunal Penal Internacional (TPI), segundo adiantou o meio de comunicação do Qatar.

Samer Abu Daqqa foi morto durante um ataque de drones, na sexta-feira, enquanto fazia uma reportagem sobre um atentado a uma escola usada como abrigo para pessoas deslocadas no sul da Faixa de Gaza, de acordo com a emissora.

Netanyahu alude a novas negociações com o Hamas, mediadas pelo Qatar

Daniela Filipe | há 13 minutos

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, aludiu à possibilidade de estarem a decorrer novas negociações com o grupo islâmico Hamas, mediadas pelo Qatar, para recuperar os reféns ainda em cativeiro.

"Temos sérias críticas ao Qatar, as quais suponho que ouvirão no momento certo, mas atualmente estamos a tentar recuperar os nossos reféns", disse, citado pela agência Reuters.

Ainda assim, o responsável não entrou em detalhes.

"Há um erro que podemos cometer, que é transmitir os nossos cálculos ao Hamas, ao mundo. Não entraremos em detalhes", complementou.

Três palestinianos mortos pelas forças israelitas na Cisjordânia

Daniela Filipe | há 20 minutos

Dois palestinos de Tulkarm, na Cisjordânia ocupada, foram mortos pelas forças israelitas, este domingo, e um terço de Jenin morreu devido aos ferimentos sofridos há alguns dias, segundo disse o Ministério da Saúde palestiniano, citado pela agência Reuters.

Israel lança novos ataques na Faixa de Gaza

Daniela Filipe | há 22 minutos

Israel lançou hoje novos ataques na Faixa de Gaza, numa altura em que os líderes israelitas enfrentam uma pressão crescente para negociar e garantir a libertação dos reféns raptados pelo movimento islamita Hamas.

Os familiares dos reféns intensificaram os apelos ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para que chegue a um acordo sobre a libertação dos prisioneiros, depois de o exército ter admitido ter matado "por engano" três reféns naquele território palestiniano.

Pelo menos 12 pessoas morreram hoje em ataques israelitas contra a cidade de Deir al-Balah, no centro de Gaza, anunciou o Ministério da Saúde do Hamas. Testemunhas relataram igualmente um bombardeamento israelita na cidade de Bani Suheila, no sul do país.

Para recordar

Daniela Filipe | há 23 minutos
As autoridades de Israel anunciaram a abertura de uma investigação para apurar as circunstâncias da morte de dois palestinianos na Cisjordânia, que se suspeita terem sido mortos por tropas israelitas. A abertura desta investigação surge depois um grupo israelita de direitos humanos ter publicado vídeos que pareciam mostrar tropas israelitas a matar dois homens, durante um ataque militar num campo de refugiados na Cisjordânia. Mais de 900 profissionais de saúde já assinaram a carta aberta, dirigida às várias ordens profissionais, exigindo o cessar-fogo "imediato e definitivo" na Faixa de Gaza e a libertação da Palestina, foi hoje anunciado. A carta aberta foi enviada aos sete bastonários das ordens profissionais da área da saúde. Um jornalista da estação televisiva Al-Jazeera foi morto e outro ficou ferido num ataque israelita na Faixa de Gaza, noticiou o órgão de comunicação social do Qatar. "Écom o coração pesado que partilhamos a notícia devastadora da perda do nosso dedicado operador de câmara da Al-Jazeera Samer Abu Daqa", escreveu Mohamed Moawad, editor do canal de televisão, na rede social X (antigo Twitter). O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apresentou condolências às famílias dos três reféns israelitas que o exército matou por engano numa operação de resgate de reféns em Shujaiya, um bairro nos arredores da cidade de Gaza. "Juntamente com toda a nação de Israel, inclino a cabeça em profunda tristeza e lamento a queda de três dos nossos amados filhos que foram raptados", afirmou Netanyahu, em comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro. O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, que ajudou a mediar o cessar-fogo de há duas semanas e que permitiu a libertação de reféns e de prisioneiros palestinianos, confirmou que estão em curso esforços diplomáticos para conseguir uma nova pausa nos bombardeamentos e ataques na Faixa de Gaza.

Início de cobertura

Daniela Filipe | há 32 minutos

Bom dia. Iniciamos uma nova cobertura AO MINUTO sobre os principais acontecimentos em Israel e na Palestina, em particular na Faixa de Gaza. Poderá consultar as notícias sobre o dia de ontem na ligação abaixo.

AO MINUTO: Reféns mortos? "Parte-me o coração"; 8 mil desaparecidos

Siga aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos no conflito armado entre Israel e o Hamas, em particular na Faixa de Gaza.

Notícias ao Minuto | 08:06 - 16/12/2023

Ler artigo completo