AO MINUTO: Frente a frente entre PS e Chega já começou. Acompanhe aqui

3 meses atrás 56

Debate com Ventura? "Vamos defender a visão de país em que acreditamos"

Daniela Filipe | há 2 horas

O Partido Socialista (PS) adiantou, esta tarde de quarta-feira, que o debate que o seu secretário-geral, Pedro Nuno Santos, travará com o líder do Chega, André Ventura, será pautado pela defesa da "visão de país" em que os socialistas acreditam, numa "democracia que se prepara para celebrar meio século de vida".

"Vamos defender a visão de país em que acreditamos e uma democracia que se prepara para celebrar meio século de vida. Sabemos que temos trabalho pela frente, mas também sabemos que há muito para defender nestas eleições. Mais logo, a partir das 21 horas, como todos os dias, estaremos do lado certo da história", escreveu o PS, na rede social X (Twitter).

Hoje, às 21 horas, na TVI, vamos defender a visão de País em que acreditamos e uma democracia que se prepara para celebrar meio século de vida. Sabemos que temos trabalho pela frente, mas também sabemos que há muito para defender nestas eleições. Mais logo, a partir das 21 horas,… pic.twitter.com/Qe5FSB0v7C

— psocialista (@psocialista) February 14, 2024

Recorde aqui os programas eleitorais do PS e do Chega

Daniela Filipe | há 2 horas

Se o PS tem um 'Plano de Ação para Portugal Inteiro', o Chega pretende 'Limpar Portugal'.

"Apontar ao futuro" sem "arrastar pés". As promessas do PS de Pedro Nuno

O partido promete valorizar carreiras e salários no Serviço Nacional de Saúde, quer negociar com as forças de segurança e não esquece a Habitação. Por outro lado, o programa eleitoral do partido não faz referências à privatização da TAP. Eis os detalhes mais importantes do programa eleitoral apresentado por Pedro Nuno Santos.

Notícias ao Minuto com Lusa | 08:40 - 12/02/2024

Chega quer aumentar salário mínimo para mil euros até 2026

O Chega quer aumentar o salário mínimo nacional para os mil euros até 2026 e a criação de um fundo para que o Estado possa ajudar as empresas a suportar este aumento de despesa.

Lusa | 17:25 - 08/02/2024

Aceda aos programas eleitorais de todos os partidos na ligação abaixo:

Legislativas. Leia aqui os programas eleitorais dos principais partidos

Consulte todas as propostas e medidas do PS, AD, Chega, Bloco de Esquerda, PCP e Livre. PAN só apresenta o programa no dia 17 de fevereiro.

Daniela Carrilho | 19:47 - 12/02/2024

Eis algumas das mais recentes declarações de Pedro Nuno e de Ventura

Daniela Filipe | há 2 horas

Pedro Nuno Santos

"Queremos um Governo com autonomia, um Governo em que os ministros setoriais têm autonomia. Num Governo não é o Ministério das Finanças quem manda, é o primeiro-ministro e o Conselho de Ministros - e é assim que queremos que funcione." O secretário-geral do PS prometeu, no domingo, aumentar a autonomia dos ministros setoriais na ação governativa, libertando-os do controlo das finanças, delegar mais poderes na administração intermédia e maior transparência na comunicação das medidas ao povo.

"Não faz sentido estar a antecipar cenários, mas não deixa de ser curioso a ambiguidade do PAN relativamente ao centro-esquerda e ao centro-direita." Durante o debate com a porta-voz do PAN, Pedro Nuno Santos aludiu ao acordo de incidência parlamentar que aquele partido estabeleceu na Madeira com a coligação PSD/CDS-PP, tendo, por isso, criticado "a ambiguidade" da posição do coletivo no quadro político.

André Ventura

"Em princípio, um acordo de Governo pressuporá governantes também do Chega. [...] Se houver uma maioria à Direita, o Chega vai estar disponível para construir essa alternativa. Se os outros disserem que não, assumirão essa responsabilidade." O líder do partido de extrema-direita apontou, na terça-feira, que só viabiliza um Governo do Partido Social Democrata (PSD) após as legislativas se houver um acordo de governação, não tendo esclarecido se exigirá integrar esse Executivo, uma vez que se trata de uma "questão lateral".

"O que não podemos continuar a ter é imigrantes a entrar sem qualquer controlo e com toda a permissividade. [...] [O SEF foi] o maior erro que cometemos nos últimos anos e tem a cara de Mariana Mortágua." André Ventura considerou, durante o debate de terça-feira com a líder do Bloco de Esquerda, que o aumento dos imigrantes em Portugal "gera pressão", tendo atirado duras críticas à bloquista.

Início de cobertura

Daniela Filipe | há 3 horas

Boa noite. Iniciamos um acompanhamento AO MINUTO do debate entre o secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, e do líder do Chega, André Ventura.

Ler artigo completo