AO MINUTO: Hamas só negoceia com cessar-fogo; EUA aprova venda de armas

9 meses atrás 88

A situação vivida na Faixa de Gaza complica-se dia após dia, com intensos bombardeamentos diários, hospitais sobrelotados ou inoperacionais e centenas de mortes diárias, o que levou a África do Sul a acusar formalmente Israel de genocídio no Tribunal Internacional de Justiça (ICJ, na sigla em inglês), o principal órgão judicial da ONU, em Haia.

Entretanto, o Governo de Israel reagiu com "repúdio" a esta acusação, retorquindo que este país "coopera com uma organização terrorista" e que estas "alegações estão desprovidas de fundamentos factuais e jurídicos e constituem uma exploração desprezível e desdenhosa do ICJ".

Na sequência dos intensos bombardeamentos israelitas no centro do enclave, dezenas de milhares de palestinianos afluíram nos últimos dias a Rafah. A ofensiva aérea e terrestre de Israel contra o Hamas desalojou cerca de 85% dos 2,3 milhões de habitantes da Faixa de Gaza.

Início de cobertura

Daniela Carrilho | há 2 minutos

Bom dia. Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO sobre os principais acontecimentos em Israel e na Palestina ocupada, em particular na Faixa de Gaza. Poderá consultar as notícias sobre o dia de ontem na ligação abaixo:

AO MINUTO: Borrell pede "nova pausa"; África do Sul denuncia "genocídio"

Siga aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos no conflito armado entre Israel e o Hamas, em particular na Faixa de Gaza.

Notícias ao Minuto | 07:41 - 29/12/2023

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo