AO MINUTO: Já começou o frente a frente de Rui Rocha e Mariana Mortágua

3 meses atrás 47

"Casas que existem a ser desviadas para outro destino que não habitação"

Inês Frade Freire | há 35 segundos

"A Iniciativa Liberal quer mais do mesmo", afirmou a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, em resposta a Rui Rocha, referindo-se ao tema da Habitação.

E continuou: "As casas que existem estão a ser desviadas para outro destino que não a habitação".

Habitação? "Medidas, políticas e propostas do BE são inviáveis"

Daniela Carrilho | há 43 segundos

Ditou o sorteio que Rui Rocha tem a primeira palavra do debate.

O primeiro tema é a Habitação. "Queremos mais casas disponíveis para os portugueses. O BE diz que o problema está nos não-residentes, o que representa 12% do mercado, outros partidos dizem que está nos emigrantes e que é uma questão de alojamento local".

"Não se resolve o problema da habitação pondo portugueses contra portugueses ou portugueses contra estrangeiros. Resolve-se com mais casas", afirma Rui Rocha, dizendo que quer o IVA deve descer para 6% e que as casas vazias do Estado estejam ao serviço dos portugueses com modelo de rendas acessível.

Sobre a proposta do BE sobre casas com um custo de 60 mil euros. "Medidas, políticas e propostas do BE são inviáveis. Não percebo as contas do BE, não me posso prenunciar mais do que isto".

Recorde aqui os programas eleitorais da IL e do BE

Inês Frade Freire | há 2 horas

Aceda aos programas eleitorais de todos os partidos na ligação abaixo:

Legislativas. Leia aqui os programas eleitorais dos principais partidos

Consulte todas as propostas e medidas do PS, AD, Chega, Bloco de Esquerda, PCP e Livre. PAN só apresenta o programa no dia 17 de fevereiro.

Daniela Carrilho | 19:47 - 12/02/2024

Eis algumas das mais recentes declarações de Rui Rocha e Mariana Mortágua

Inês Frade Freire | há 2 horas

Rui Rocha

"O desenvolvimento do país não se faz nem aos gritos, nem com ressentimento, nem com medo, nem com raiva. Faz-se com esperança, confiança, com medidas concretas, com uma aposta no futuro: com um sinal claro para os jovens de Portugal, de que este é um país em que poderá ficar, em que poderá constituir a sua vida". O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, defendeu, na quarta-feira, que o desenvolvimento do país não se faz aos gritos e com medo, mas com medidas concretas que promovam a confiança e que transformem o futuro de Portugal.

"O nosso caminho é o caminho das soluções e queremos falar bem alto sobre as soluções que temos para apresentar ao país". Rui Rocha reiterou que terminou o tempo de se reclamação constantemente sobre o estado do país, sendo agora momento de olhar para quem tem as melhores propostas políticas.

Mariana Mortágua

"É preciso ser clara sobre temas em que a maioria absoluta deixou um passado de más decisões, como vemos nas questões ambientais, por exemplo, na exploração de lítio, na exploração de minas a céu aberto, como vimos na construção de 'resorts' turísticos". A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, defendeu, na quarta-feira, que é impossível resolver "os problemas que a maioria absoluta agravou" com as mesmas políticas que foram seguidas, pedindo clareza ao PS sobre os temas essenciais às pessoas.

"A questão que foi apontada pelo Tribunal Constitucional foi uma tentativa do Bloco de retificar uma decisão que tinha saído precisamente por indicação das entidades judiciais". Mariana Mortágua assegurou, na quinta-feira, que o partido vai retificar os estatutos depois de o Tribunal Constitucional (TC) ter recusado as alterações que foram aprovadas na última convenção bloquista.

Início de cobertura

Inês Frade Freire | há 3 horas

Boa noite. Iniciamos um acompanhamento AO MINUTO do debate entre o presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha e a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua.

Ler artigo completo