AO MINUTO: Japão impõe sanções no Hamas; Israel faz ataque na Cisjordânia

8 meses atrás 106

Marinha da Índia envia três navios de guerra para o Mar Arábico

Inês Frade Freire | há 16 minutos

A marinha da Índia revelou, na segunda-feira à noite, que vai mobilizar três navios de guerra e aeronaves de reconhecimento para o Mar Arábico para "manter uma presença dissuasora" após uma série de ataques recentes a navios.

Os três navios com mísseis, bem como aeronaves de reconhecimento marítimo de longo alcance P8I, são implantados após "a recente onda de ataques no Mar da Arábia", revelou a marinha, em comunicado, noticia a Agence France-Presse.

Os EUA acusaram o Irão de realizar um ataque de drones no sábado ao navio-tanque MV Chem Pluto, a 370 quilómetros da costa da Índia. Foi a primeira vez que Washington acusou abertamente o Irão de atacar diretamente navios desde o início da guerra de Israel contra o Hamas, o grupo militante apoiado por Teerão, em Gaza.

No Mar Vermelho, os rebeldes Houti do Iémen, apoiados pelo Irão, levaram a cabo uma série de ataques com drones e mísseis em solidariedade com os palestinianos em Gaza. Os ataques levaram Washington a lançar, na semana passada, uma missão liderada pelos EUA envolvendo patrulhas conjuntas nas águas do Mar Vermelho perto do Iémen para salvaguardar o tráfego comercial.

Forças israelitas destroem 3 casas em campo de refugiados na Cisjordânia

Inês Frade Freire | há 21 minutos

As forças israelitas destruíram três casas no campo de refugiados de Nur Shams, perto de Tulkarem, na Cisjordânia ocupada, esta manhã.

Utilizando escavadoras, o exército invadiu a cidade de Tulkarem e dirigiu-se aos campos de refugiados de Tulkarem e Nur Shams em confrontos com combatentes palestinianos, revelou a Al Jazeera.

Tóquio impõe novas sanções a três responsáveis do Hamas

Inês Frade Freire | há 25 minutos

O Governo japonês anunciou, esta terça-feira, a imposição de novas sanções contra o Hamas, incluindo o congelamento de bens de três responsáveis do movimento islamita, considerado uma organização terrorista por vários países.

Os três responsáveis são o atual líder do Hamas, Yahya Sinwar, o chefe militar considerado o cérebro dos ataques terroristas contra Israel, Mohamed Deif, e o vice-comandante de Deif, Marwan Issa, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, em comunicado.

Tóquio impõe novas sanções a três responsáveis do Hamas

O Governo japonês anunciou hoje a imposição de novas sanções contra o Hamas, incluindo o congelamento de bens de três responsáveis do movimento islamita, considerado uma organização terrorista por vários países.

Lusa | 06:31 - 26/12/2023

Para recordar

Inês Frade Freire | há 28 minutos
O exército israelita anunciou o desmantelamento da estrutura de túneis do Hamas no norte da Faixa de Gaza, onde foram encontrados os corpos de cinco reféns, cuja morte já tinha sido confirmada. O número de mortos causado pelas operações militares israelitas na Faixa de Gaza atingiu os 20.674 desde o início da guerra a 7 de outubro, revelou o Ministério da Saúde do enclave, controlado pelo Hamas. A quadra do Natal não fez parar a ofensiva militar em Gaza, com um aumento do número de mortos e feridos e uma população encurralada, enquanto o exército de Israel também registou baixas num dia muito violento. O Papa Francisco apelou ao fim das operações militares em Gaza, à libertação dos reféns e que se enfrente a questão palestiniana, na sua mensagem de Natal, que leu na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou testemunhos "dilacerantes" que as suas equipas recolheram num hospital da Faixa de Gaza onde se encontram as vítimas do bombardeamento do campo de refugiados de Al-Maghazi.
  

Início de cobertura

Inês Frade Freire | há 33 minutos

Bom dia. Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO sobre os principais acontecimentos em Israel e na Palestina ocupada, em particular na Faixa de Gaza.

Ler artigo completo