AO MINUTO: Mariana Mortágua e Paulo Raimundo já debatem

7 meses atrás 84

"Apelo esfarrapado" a nova maioria absoluta do PS é "espantoso"

Daniela Carrilho | em 40 segundos

O sorteio ditou que é Mariana Mortágua quem começa o debate e Paulo Raimundo irá terminar.

Sobre o apelo ao voto útil feito por Pedro Nuno Santos, Mortágua considera que "não se trata de ser deslealdade, é falso".

"A condição para derrotar Direita é uma maioria do PS. É factualmente falso. Em 2015, o PS não teve maioria e houve uma maioria à Esquerda e a força do BE foi um desses partidos. Constituímos uma maioria que derrotou a Direita", refere.

Depois de uma maioria absoluta, que deixou o país "numa crise política e social", "o mesmo apelo esfarrapado" a uma nova maioria absoluta do PS é "espantoso e incompreensível".

Para recordar...

Daniela Carrilho | há 5 minutos

Fique a par de algumas das mais recentes declarações de Mariana Mortágua e Paulo Raimundo:

Mariana Mortágua

A coordenadora do BE desafiou o PS para um "encontro de posições", considerando que não haverá maioria absoluta nas próximas legislativas, e defendeu que será uma negociação difícil mas imperativa para vencer a Direita.

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, participou no sábado numa manifestação nacional pela Palestina Livre, considerando que "Israel tem de ser travado nesta política de genocídio" na Faixa de Gaza e pediu "um boicote" e "sanções" ao Governo de Israel para que "cumpra a lei internacional".

Paulo Raimundo

O secretário-geral do PCP defendeu um aumento de salários e que nenhum trabalhador deve receber menos de mil euros já em 2024, recusando remeter esta medida para o "dia de são nunca à tarde".

"OE que está em vigor precisa de ser profundamente retificado". Raimundo salientou que o pacote tem como objetivo "responder aos problemas mais prementes que aí estão", tendo defendido que estas medidas "podem e devem ter expressão desde já durante o ano em curso".

Início de cobertura

Daniela Carrilho | há 10 minutos

Boa noite! Damos início a um acompanhamento AO MINUTO do debate entre a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, e o secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Paulo Raimundo.

Ler artigo completo