AO MINUTO: Morte de Raisi não causará "perturbação"; Quem tomará o cargo?

4 meses atrás 93

Charles Michel expressa "sinceras condolências" após morte de Raisi

Lusa | em 13 segundos

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, expressou hoje as "sinceras condolências" em nome da União Europeia (UE) depois de ser anunciada a morte do presidente do Irão, Ebrahim Raisi.

"AUE expressa as mais sinceras condolências pela morte do Presidente Raisi e do ministro dos Negócios Estrangeiros Abdollahian, assim como de todos os elementos da delegação e tripulantes [que morreram] no acidente de helicóptero. Os nossos pensamentos estão com as famílias", escreveu Charles Michel na rede social X (antigo Twitter), ao início da manhã de hoje.

The EU expresses its sincere condolences for the death of President Raisi and Foreign Minister Abdollahian, as well as other members of their delegation and crew in a helicopter accident. Our thoughts go to the families.

— Charles Michel (@CharlesMichel) May 20, 2024

Vice-presidente liderou reunião de emergência. Governo "sem interrupções"

Daniela Filipe | há 1 minuto

O vice-presidente iraniano Mohammad Mokhber liderou uma reunião do gabinete de emergência após a notícia da morte do presidente do país, noticiaram os meios de comunicação locais.

O governo apresentou as suas condolências ao líder supremo Ali Khamenei e à nação iraniana, mas assegurou que continuará a trabalhar "sem interrupções", segundo a Press TV.

Os ministros também prestaram homenagem ao presidente e aos seus "esforços incansáveis", de acordo com a agência Tasnim.

Estavam 9 pessoas no helicóptero acidentado, segundo os media iranianos

Daniela Filipe | há 5 minutos

A agência de notícias iraniana Tasnim avançou, esta segunda-feira, que estavam nove pessoas no helicóptero acidentado, nomeadamente o governador do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e o Major-General Seyed Mehdi Mousavi, chefe da equipa de segurança do presidente. Também seguiam a bordo um piloto, um copiloto e um técnico.

Iranian President Ebrahim Raisi Martyred in Helicopter Crash
#Iranian President Ebrahim #Raisi martyred in a helicopter crash in the Varzaqan region of East Azerbaijan province.

Raisi was accompanied by Ayatollah Mohammad Ali Al-Hashem, the Friday Imam of Tabriz, Foreign… pic.twitter.com/Iabakmhnlm

— Tasnim News Agency (@Tasnimnews_EN) May 20, 2024

Irão garante que morte de Raisi não vai causar "qualquer perturbação"

Lusa | há 12 minutos

O Governo iraniano confirmou hoje a morte do Presidente Ebrahim Raisi, na queda de um helicóptero no noroeste do país, mas garantiu que o desastre não irá causar "qualquer perturbação na administração" do Irão.

"O Presidente do povo iraniano, trabalhador e incansável, (...) sacrificou a sua vida pela nação", disse o executivo de Teerão, num comunicado após a primeira reunião desde o acidente.

"Garantimos à nossa nação leal, grata e amada que, com a ajuda de Deus e o apoio do povo, não haverá a menor perturbação na administração do país", acrescentou o Governo do Irão.  

Erdogan "triste" e Biden informado. As reações à queda de 'héli' no Irão

Lusa | há 12 minutos

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manifestou-se hoje "profundamente triste" com a queda do helicóptero do seu homólogo iraniano, enquanto nos Estados Unidos o Presidente Joe Biden foi informado do incidente que envolveu Ebrahim Raisi, cujo paradeiro é desconhecido.

"Estamos a acompanhar de perto o incidente, em contacto e coordenação com as autoridades iranianas, e estamos prontos a prestar todo o apoio necessário", declarou o chefe de Estado turco na rede social X (antigo Twitter). Erdogan acrescentou o desejo de "receber boas notícias do Presidente e da sua delegação o mais rapidamente possível".

İran Cumhurbaşkanı, kardeşim Sayın İbrahim Reisi ve heyetinin bir helikopter kazası geçirmiş olması bizleri derinden üzmüştür.…

— Recep Tayyip Erdoğan (@RTErdogan) May 19, 2024

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse aos jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One que o Presidente norte-americano, Joe Biden, já tinha sido informado sobre os acontecimentos no Irão, mas sem dar mais pormenores.   

Futuro político do Irão causa preocupação. Quem substituirá o presidente?

Daniela Filipe com Lusa | há 15 minutos

Face à morte do presidente iraniano, na sequência da queda do helicóptero em que seguia, no noroeste do Irão, o futuro político do país é incerto. Quem é que o substituirá?

Segundo o artigo 131.º da Constituição da República Islâmica do Irão, citado pelas agências internacionais, "em caso de morte, destituição, demissão, ausência ou doença por um período superior a dois meses do Presidente da República, o Primeiro Vice-Presidente da República assume o cargo". 

Contudo, esta alteração deverá ter o "consentimento do Líder Supremo" do país, o 'ayatollah' Ali Khamenei, que já apelouaos iranianos para "não se preocuparem" enquanto prosseguem as buscas.

O atual primeiro vice-presidente do Irão é Mohammad Mokhber, de 68 anos, que está no cargo desde 2021 e anteriormente liderou o poderoso conglomerado "Execução da Ordem do Imã Khomeini" (EIKO). Por estas funções é alvo de sanções pelos Estados Unidos desde 2021.

Em caso de morte do primeiro vice-presidente ou de outras circunstâncias que o impeçam de exercer as suas funções, bem como no caso de o presidente falecido não ter um primeiro vice-presidente, o líder supremo nomeia outra pessoa.

Ebrahim Raisi. Quem é o Presidente ultraconservador do Irão?

Lusa | há 19 minutos

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, cujo destino se desconhece após um acidente de helicóptero hoje, lidera o Irão desde 2021, sempre ostentando um turbante negro e vestes clericais, num contexto de turbulência internacional e contestação interna.

Com 63 anos, o 'ayatollah' Raisi é considerado um ultraconservador e um partidário assumido da lei e da ordem.

Apresentando-se como defensor das classes desfavorecidas e da luta contra a corrupção, Raisi foi eleito a 18 de junho de 2021, na primeira volta de umas eleições presidenciais marcadas por uma abstenção recorde e pela ausência de adversários de peso.

Leia o perfil completo aqui.

Morreu o presidente do Irão Ebrahim Raisi

Lusa | há 20 minutos

Vários meios de comunicação estatais iranianos anunciaram hoje a morte do presidente Ebrahim Raisi e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, numa queda de um helicóptero no noroeste do Irão.

Ainformação foi avançada pela agência de notícias Mehr e pelo jornal governamental Iran Daily, mas ainda não existe uma confirmação oficial por parte das autoridades de Teerão.

O helicóptero que transportava Raisi foi localizado hoje numa montanha no noroeste do Irão, anunciaram os serviços de emergência, que admitiram ter pouca esperança de encontrar sobreviventes.  

Para recordar

Daniela Filipe | há 21 minutos
Helicóptero que transportava presidente do Irão faz "aterragem forçada".  Um helicóptero que transportava o presidente do Irão, Ebrahim Raisi, terá sofrido um acidente, de acordo com a televisão estatal iraniana IRNA, que inicialmente avançou que a aeronave teve de fazer uma "aterragem forçada". "Segundo informações não confirmadas, o helicóptero que transportava o presidente Raisi teve um acidente na província do Azerbaijão Oriental", informou a IRNA. Horas após queda de helicóptero, iranianos rezam pelo presidente do país.  Dezenas de iranianos juntaram-se, este domingo, na Praça Vali-e-Asr, no centro de Teerão, para rezar pelo presidente do Irão, Ebrahim Raisi, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian. Ambos estão desaparecidos após uma queda de helicóptero que ocorreu há quase 12 horas, numa província do Azerbaijão Oriental. "Espero que eles estejam bem e que sejam encontrados", disse uma cidadã iraniana, de 29 anos, à agência de notícias Agence France-Presse (AFP), identificada apenas como Vakili. Exército iraniano diz ter localizado helicóptero em que viajava Raisi. O Exército iraniano indicou hoje ter localizado a posição "exata" do helicóptero em que viajava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, graças a um sinal da aeronave e a outro do telemóvel de um dos tripulantes. Pouca esperança em encontrar sobreviventes. O helicóptero que transportava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, foi localizado hoje numa montanha no noroeste do Irão, anunciaram os serviços de emergência, que admitiram ter pouca esperança de encontrar sobreviventes. "Ohelicóptero do Presidente foi localizado. Os serviços de emergência estão a aproximar-se do local do acidente (...) A situação não é boa", declarou o chefe do Crescente Vermelho iraniano, Pirhossein Koolivand. Rússia envia equipas de socorro para o Irão após acidente de Raisi. A Rússia anunciou domingo que vai enviar uma equipa de socorro para ajudar o Irão nas buscas do helicóptero que transportava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e que sofreu "um acidente", segundo as autoridades iranianas e a imprensa oficial. "Apedido da parte iraniana, socorristas do Ministério das Situações de Emergência russo vão ajudar nas operações de busca e salvamento do helicóptero que transportava o Presidente iraniano", declarou o ministério num comunicado publicado na plataforma digital Telegram.

Início de cobertura

Daniela Filipe | há 26 minutos

Bom dia. Iniciamos este acompanhamento AO MINUTO sobre o acidente de helicóptero que terá vitimado o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, Hossein Amir-Abdollahian.

Ler artigo completo