AO MINUTO: Novo líder do PS escolhido hoje; Pedro Nuno Santos na frente

5 meses atrás 56

Pedro Nuno Santos lidera com mais de 60% dos votos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 6 minutos

Pedro Nuno Santos segue na frente da contagem dos votos para a liderança do Partido Socialista (PS). Segundo a SIC Notícias, o antigo ministro das Infraestruturas e da Habitação lidera com mais de 60% dos votos em 10 das 12 federações. 

Os dados provisórios apontam que Pedro Nuno Santos soma 64,14% dos votos com 284 delegados, José Luís Carneiro 34,8% com 107 delegados e Daniel Adrião 1,05% e sem delegados.

As percentagens, aponta a estação de Paço de Arcos, são relativas às 282 mesas que votam ontem. Faltam ainda voltar 58% das mesas.

IL promete estar na primeira linha de combate a Pedro Nuno Santos

Lusa | há 11 minutos

O presidente da Iniciativa Liberal (IL) garantiu hoje, em Leiria, que irá estar na "primeira linha de combate a Pedro Nuno Santos", que está a disputar hoje as eleições para secretário-geral no partido socialista.

Rui Rocha, presidente da IL, afirmou hoje, numa intervenção na reunião do Conselho Nacional, que terá uma "oposição ao modelo de sociedade de que Pedro Nuno Santos foi cúmplice e que quer agora continuar a reproduzir, se por acaso vier a ser governante deste país".

"Estaremos na primeira linha de combate a Pedro Nuno Santos", prometeu.

IL promete estar na primeira linha de combate a Pedro Nuno Santos

O presidente da Iniciativa Liberal (IL) garantiu hoje, em Leiria, que irá estar na "primeira linha de combate a Pedro Nuno Santos", que está a disputar hoje as eleições para secretário-geral no partido socialista.

Lusa | 13:39 - 16/12/2023

Líder madeirense vê eleições como benéficas para mobilizar militantes

Lusa | há 12 minutos

O líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou hoje que as eleições internas em disputa são benéficas para "clarificar" a situação do Partido Socialista e mobilizar os militantes neste "momento difícil".

"As ideias, dos diversos candidatos, naquilo que é uma pluralidade democrática bem característica do nosso partido, acabou por ser benéfica para esclarecer os portugueses daquilo que é o PS, com as suas diferenças", declarou o responsável socialista madeirense após votar na sede da estrutura regional, no Funchal.

Confiança e união reinam nos candidatos antes de noite eleitoral no PS

Hélio Carvalho | há 7 minutos

A última grande noite eleitoral do Partido Socialista (PS) já foi há alguns anos. Desde que António Costa derrotou António José Seguro e se tornou secretário-geral que o destino dos socialistas não é tão incerto e, desta vez, a escolha cai mesmo em cima de umas legislativas para as quais o PS teve de preparar a correr.

Com a demissão de Costa do Governo e do PS, após a queda do Executivo durante as controvérsias, comunicados e buscas da 'Operação Influencer', os militantes socialistas vão às urnas até este sábado à tarde para decidir entre três homens o futuro líder e candidato a primeiro-ministro para as eleições legislativas antecipadas, a 10 de março: o ministro José Luís Carneiro, o ex-ministro Pedro Nuno Santos e o candidato do bloco minoritário Daniel Adrião.

Leia mais aqui.

PNS confiante e pronto para se focar na mobilização do país

Lusa | há 14 minutos

O candidato a secretário-geral do PS Pedro Nuno Santos disse hoje estar confiante no resultado das eleições internas do partido e com vontade de "encerrar este capítulo interno" para se focar na mobilização do país.

"Muito confiante, quem acompanhou esta campanha pode perceber a grande mobilização que nós fomos capazes de fazer ao longo de todas estas semanas, e isso é muito bom, nós precisávamos de mobilizar o partido para depois podermos mobilizar o país e acho que, pelo menos, o partido conseguimos", afirmou.

Pedro Nuno Santos, que exerceu o seu direito de voto em São João da Madeira, município de onde é natural, afirmou sentir-se também com "vontade de encerrar este capítulo interno" para começar a dialogar com os portugueses e mobilizar o país para as eleições legislativas de 10 de março de 2024.

Daniel Adrião diz que vencedor tem "obrigação de unir o partido"

Lusa | há 15 minutos

O candidato à liderança do PS Daniel Adrião defendeu hoje que quem ganhar as eleições "tem a obrigação de unir o partido" e ser "um líder magnânimo", considerando que "o que importa é o triunfo das ideias".

Qualquer pessoa que vença o partido tem a obrigação de unir o partido, tem a obrigação de ser um líder magnânimo, tem obrigação de criar condições para que o partido se reveja por inteiro na solução que vier a apresentar", afirmou o dirigente socialista.Daniel Adrião falava aos jornalistas depois de ter votado em Lisboa nas eleições para a escolha do novo secretário-geral do PS, que decorrem até sábado, e que vai disputar com José Luís Carneiro e Pedro Nuno Santos.

Mais de 16 mil militantes do PS votaram na sexta-feira

Lusa | há 16 minutos

Mais de 16 mil militantes votaram na sexta-feira, no primeiro dia de eleições internas para escolher o novo secretário-geral do PS e sucessor de António Costa no cargo, anunciou hoje o partido em comunicado.

"Estes dados revelam uma taxa de participação de 76% no universo de militantes aptos a votar" na sexta-feira, indicou o PS na mesma nota enviada à Lusa.

As eleições decorreram, sem registo de incidentes, nas federações da Área Urbana de Lisboa, Regional Oeste, e nas federações distritais de Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real, acrescentou.

Início de cobertura

Márcia Guímaro Rodrigues | há 17 minutos

Boa tarde! Damos início a um acompanhamento AO MINUTO do segundo e último dia das eleições para escolher o novo secretário-geral do Partido Socialista (PS).

Ler artigo completo