Após décadas paralisado por poliomielite, 'Polio Paul' morreu aos 78 anos

6 meses atrás 82

Paul Alexander, o homem que ficou conhecido como ‘Polio Paul’, morreu na segunda-feira, aos 78 anos.

A notícia foi dada na página da GoFundMe destinada ao homem, que contraiu poliomielite quando tinha seis anos e, desde aí, ficou paralisado do pescoço para baixo. Tudo aconteceu no verão de 1952, e, apesar de ter sido levado para um hospital, no estado norte-americano do Texas, Paul acabou por passar o resto da vida numa cápsula de metal, que o ajudava a sobreviver. 

O engenho era uma espécie de pulmão de metal.

A página da GoFundMe dá ainda conta dos feitos deste homem, que, apesar da sua condição, “frequentou a universidade, tornou-se advogado e publicou livros”, dos quais ‘Three Minutes for a dog’, no qual conta a sua história de vida.

So sad to hear that Paul Alexander passed yesterday at age 78 from Covid-19. Paul contracted polio in 1952, when he was just six years old. He ended up in an iron lung and while he could live outside it for extended periods of time he never really left it. pic.twitter.com/nTPtALzfJu

— Kai Kupferschmidt (@kakape) March 12, 2024

“A sua história viajou até longe e influenciando de forma positiva as pessoas em vários locais do mundo. O Paul era um exemplo a seguir, que continuará a ser lembrado”, escreveu o organizador da página em questão, Christopher Ulmer.

Através de uma publicação partilhada na página de Ulmer, o irmão de Alexander agradeceu todo o apoio de quem seguia o trabalho dele, assim como todas as doações. “Permitiu que ele vivesse sem stress durante os últimos anos”, referiu o familiar, apontando que era incrível todo o apoio às “muitas pessoas que se inspiraram na história de Paul”.

Nie żyje Paul Alexander -- ostatnia znana ofiara wirusa #Polio uwięziona w żelaznych płucach przez 70 lat. W marcu u Paula rozpoznano #COVID-19.

I za tym zdjęciem warto kolejny raz podkreślić, że szczepienia ochronne są przełomowym wynalazkiem ratującym ludzkość. pic.twitter.com/K3eqqz8dva

— Michał Głąba 🇵🇸 (@m__glaba) March 13, 2024

De acordo com a Sky News, Alexander conseguia deixar a sua cápsula durante algumas horas depois de ter ‘apreendido’ a respirar, e usava também uma caneta que estava conectada a um teclado para comunicar com as pessoas.

The "Iron lung man", Paul Alexander, has died at 78 after being rushed away to ER with Covid-19.

Paul was paralysed after suffering Polio as a six year old child and has lived in an iron lung for over 70 years.pic.twitter.com/dFtSgtFenN

— Oliya Scootercaster (@ScooterCasterNY) March 13, 2024

Segundo a imprensa britânica, a sua situação de saúde foi piorando ao longo dos últimos anos, e em causa estaria uma infeção respiratória e também algumas dores nas pernas de cada vez que tentava mover-se.

O homem falou ainda com a publicação The Guardian, em 2020, no âmbito da pandemia de Covid-19. “É exatamente como foi, é muito assustador para mim”, confessou, explicando as semelhanças entre o surto de poliomielite na década de 50 a Covid-19. “Assusta-me”, reforçou.

Leia Também: Sudão do Sul lança campanha de vacinação contra a poliomielite tipo 2

Ler artigo completo