Após escassez de senhas, polícia de intervenção mobilizada para a AIMA

5 meses atrás 75

Vários imigrantes esperaram para ser atendidos novamente às portas da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), esta terça-feira, com longas filas a formarem-se em vários locais do país. Em causa está um email enviado pela agência a pedido o pagamento antecipado dos custos do agendamento para concluir processos de regularização.

A exigência está a gerar revolta e dúvidas por parte de imigrantes, que têm acorrido às suas instalações.

A tensão começou a escalar de tom à porta da agência em Lisboa, tendo inclusivamente sido mobilizada uma equipa de intervenção rápida da Polícia de Segurança Pública (PSP). Segundo a SIC Notícias, a autoridade foi chamada depois de os ânimos se terem exaltado quando agentes da PSP e membros da segurança do local anunciaram "que não seriam distribuídas mais senhas".

As senhas teriam como destino o atendimento feito entre as 12h30 e as 16h30. Depois de o atendimento por marcação ter sido feito da parte da manhã, essas senhas seriam para todas as outras pessoas que se encontravam no local nas últimas horas, bem como desde o dia anterior, refere o repórter no local, que dá conta da presença de várias centenas de pessoas.

Quem não conseguiu senha, já não será atendido no dia de hoje. Terão sido disponibilizadas pouco mais de 200 senhas.

Segundo o porta-voz da PSP, os agentes já tinham sido chamados para as instalações em Lisboa e no Porto, na segunda-feira também, "numa ótica de prevenção" face ao elevado número de cidadãos migrantes. No entanto, acrescenta, apesar da elevada afluência, a situação tem estado controlada.

Leia Também: Imigrantes revoltados com AIMA. "Não há direito, 400€ é muito dinheiro"

Ler artigo completo