Apostar em IA? Reino Unido coloca de parte plano de 1,5 mil milhões

2 meses atrás 54

Plano incluía 941 milhões de euros para a criação de um ‘supercomputador’ na Universidade de Edimburgo, e ainda 588 milhões de euros para aentidade que financia a área da computação em Inteligência Artificial.

O Governo do Reino Unido, liderado pelos Trabalhistas, deixou de parte um plano de 1,3 mil milhões de libras (1,5 mil milhões de euros), que tinha sido prometido pelos Conservadores, para projetos de tecnologia e Inteligência Artificial (IA), de acordo com a “BBC“.

Esse plano incluía 800 milhões de libras (941 milhões de euros) para a criação de um ‘supercomputador’ na Universidade de Edimburgo, enquanto 500 milhões de libras (588 milhões de euros) seriam para o AI Research Resource, entidade que financia a área da computação na IA.

A BBC refere que o Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia (DSIT) confirmou que as verbas que tinham sido prometidas pelo anterior Governo britânico não entraram no seu Orçamento.

Já a techUK afirmou, citada pelo canal televisivo britânico, que o executivo britânico necessita de fazer uma nova proposta “rapidamente” ou então corre o risco de “perder” terreno para outros países numa indústria que se tem mostrado “crucial” para as economias.

Face ao abandono demostrado pelo atual executivo, a “BBC” refere que o futuro do ‘supercomputador’ que estava previsto para a Universidade de Edimburgo “ainda não é claro”. O canal televisivo referiu que a Universidade já tinha gasto uma verba de 31 milhões de libras (36 milhões de euros) para a construção de habitações que alojassem esse ‘supercomputador.’ A BBC acrescentou que este ‘supercomputador’ seria 50 mais rápido face ao que existia no Reino Unido.

Ler artigo completo