Apple adia lançamento do seu sistema de IA na Europa

3 meses atrás 68

A entrada em vigor do Regulamento dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) vai fazer com que os consumidores europeus não possam ter acesso, pelo menos num futuro imediato, ao sistema de Inteligência Artificial que a Apple está a desenvolver. A empresa de Cupertino anunciou na sexta-feira que, para já, não vai avançar com o lançamento do sistema Apple Intelligence, assim como das funcionalidades iPhone Mirroring e SharePlay Screen Sharing, na Europa este ano.

A Apple alega que para cumprir com o DMA teria de reduzir o nível de segurança dos seus produtos e serviços. “Estamos preocupados com os requisitos de interoperabilidade que o DMA exige e que isso possa comprometer a integridade dos nossos produtos no que toca a privacidade dos utilizadores e segurança dos dados”, informou a empresa em comunicado citado pela Bloomberg.

O DMA estipula um conjunto de regras que definem o que as gigantes tecnológicas (neste caso em específico, as que são consideradas como gatekeepers) podem ou não fazer, proibindo o favorecimento dos seus próprios produtos em detrimento daqueles dos seus rivais; a combinação de dados pessoais recolhidos por diferentes serviços; ou o uso de dados recolhidos por terceiros para rivalizar com estes. Por outro lado, as empresas são obrigadas, por exemplo, a permitir que os utilizadores descarreguem apps de plataformas rivais.

A Comissão Europeia já reagiu à decisão da Apple, afirmando também em comunicado que “os gatekeepers podem oferecer os seus serviços na Europa, desde que cumpram com as nossas regras criadas para assegurar uma competitividade justa”.

O Apple Intelligence, anunciado na Worldwide Developers Conference (WWDC), deve ser disponibilizado no Outono, em versão Beta, como parte do lançamento público do iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia, estando apenas disponível em inglês dos Estados Unidos numa primeira fase.

Ler artigo completo