Apple corta produção do iPhone 16 em milhões e há uma razão forte para isso

2 horas atrás 18

As vendas do iPhone 16 estão aquém do esperado e mais uma voz se ergue a dizer que a Apple está a cortar a produção do seu smartphone icónico em milhões de unidades. E parece que todos concordam que a razão para isso acontecer está diretamente ligada ao Apple Intelligence.

Desta vez, a informação é dada por Ming-Chi Kuo que avança que a Apple vai cortar a produção do iPhone 16 em 10 milhões de unidades no período compreendido entre o último trimestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025.

Dizem os rumores que o corte está a afetar sobretudo a produção do modelo base e Plus, o que sugere que os modelos mais avançados estão a cumprir com algumas das expetativas e previsões de venda.

Ora contas feitas, até ao final do segundo semestre de 2024, a Apple terá produzido 84 milhões de unidades na sua série iPhone 16. Uma redução com significado, visto que o plano inicial previa a produção de 88 milhões de unidades.

Ming-Chi Kuo vai mais longe e compara a produção dos modelos de iPhone 15 e 16 em vários trimestres, a começar no ano 2023. Vejamos:

No 4º trimestre de 2024, a Apple vai produzir então 80 milhões de unidades do iPhone 16, já no mesmo período em 2023 produziu 84 milhões do iPhone 15.

No 1º trimestre de 2025 vão sair de fábrica 45 milhões do atual modelo; em 2024, no 1º trimestre foram produzidos 48 milhões de iPhone 15.

No 2º trimestre de 2025, a Apple quer 39 milhões de unidades produzidas no iPhone 16 e no 2º trimestre de 2024 produziu 41 milhões de unidades do iPhone 15.

Apple Intelligence e falta de inovação entre as razões apontadas

E os especialistas de mercado são rápidos a apontar as razões para esta falta de popularidade do iPhone 16 que está a levar ao corte na sua produção. “Falta de inovação” e Apple Intelligence são considerados os grandes responsáveis pelas vendas mais fracas dos novos modelos.

Recorde-se que, recentemente, o jornalista Mark Gurman da Bloomberg revelou que os recursos IA da Apple estavam vários anos atrasados, face aos dos seus rivais Gemini da Google e ChatGPT da OpenAI.

Acrescente-se ainda o facto de estes recursos estarem a ser disponibilizados gradualmente – ou melhor dizendo a conta-gotas – em todas as regiões do mundo.Por exemplo, só em 2025 é que o Apple Intelligence vai funcionar em Portugal.

Para já, o iPhone 16 Pro Max parece ser o modelo mais popular, com as vendas a provarem o seu sucesso. No nosso país, o iPhone 16 Pro Max está à venda por um custo a começar nos 1499 €.

Ler artigo completo