Apple, Nvidia e Microsoft estudam participar no financiamento da OpenAI

1 mes atrás 64

As três grandes tecnológicas querem aprofundar, ainda mais, as ligações que têm com a OpenAI. Investimento da Microsoft deve ascender a mil milhões de dólares.

FILE PHOTO: OpenAI CEO Sam Altman testifies before a Senate Judiciary Privacy, Technology & the Law Subcommittee hearing titled ‘Oversight of A.I.: Rules for Artificial Intelligence’ on Capitol Hill in Washington, U.S., May 16, 2023. REUTERS/Elizabeth Frantz

Três grandes tecnológicas não querem perder terreno para a empresa de Sam Altman, e estão atualmente a estudar participar na nova ronda de financiamento da OpenAI. A Apple, Nvidia e Microsoft estão na corrida para investir na dona do ChatGPT.

A empresa da maçã foi a última a juntar-se à lista de interessados na ronda de investimento liderada pela Thrive Capital. O “Wall Street Journal” já tinha indicado que a Microsoft se deveria juntar, mantendo o objetivo de investimento na startup de Inteligência Artificial a longo prazo.

A OpenAI está à procura de uma avaliação de 100 mil milhões de dólares. Com estes investidores de peso, tudo indica que este valor seja superado, estando avaliada atualmente em 86 mil milhões de dólares.

Mas estas empresas estão ligadas entre si, em muito mais que o mundo tecnológico.

Qual a ligação entre as tecnológicas e a OpenAI?

A Microsoft é uma das grandes por detrás da OpenAI, detendo 49% da participação na startup comandada por Sam Altman. Com interesse nesta nova ronda de financiamento, a tecnológica liderada por Satya Nadella deverá investir perto de mil milhões de dólares.

Este é um valor que se soma aos já 13 mil milhões de dólares investidos pela Microsoft na OpenAI desde 2019.

A ligação com a Apple é mais recente. Atualmente, a empresa de Tim Cook tem uma parceria com Altman para a integração do ChatGPT ao sistema operativo da criadora do iPhone.

As duas empresas são parceiras puramente industriais, embora a Apple tenha tentado negociar a entrada de um membro seu no conselho de administração da OpenAI, em conversas que nunca chegaram a bom porto.

Já a conexão com a Nvidia é mais profunda. A tecnológica de Jensen Huang fornece a infraestrutura necessária à OpenAI para esta desenvolver e testar todas as ferramentas de Inteligência Artificial, mesmo aquela em que assenta o ChatGPT.

No fundo, a Nvidia é o fabricante de aceleradores de Inteligência Artificial. Mas, indicam os especialistas que a entrada da Nvidia na ronda de financiamento pode significar algo mais, nomeadamente a capacidade da OpenAI começar a desenvolver a sua própria inteligência com o apoio da tecnológica.

Ler artigo completo