Proponha uma correção, faça uma sugestão
Autor: Pedro Simões
Tags: AppleFruit Union SuisseLogotipomacãSuíça
Comentários11
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
A apple tem toda a razão, e uma vergonha haver outras empresas a tirar partido da apple.Espero que a Apple arrase de vez com a concorrência como ja mostra os numeros do iphone ser o mais vendido mundialmente e os macs serem os portsteis mais vendidos do mundo e sempre a crescer.
Mais uma retardada opinião, seguindo a indicação deveriam deixar de ser plantada macieiras e acabava-se com a fruta. O que deveria ser pedido era que a apple fosse proibida de vender na Suíça, assim acabava-se o problema da maçã por lá.
Lool
Também espero que recebas bons comentários 🙂
Tens noção do tão ridiculo esta situação é? Mas puor que isto é o teu comentario descabido… eu uso iphone e nao concordo com esta situação. Mas eu tenho dois dedos de testa…
Oi? Esse café hoje tava bom tava…
O facto de a Apple ser uma empresa de sucesso não diz nada sobre o facto de os logos serem diferentes.
A Apple não tem os direitos de todas as maças, sob qualquer forma. Senão os supermercados teriam problemas em vendê-las…
O logo da Apple é icónico e seria óbvio para todos se o design fosse semelhante.
A Google também não tem os direitos de todas as palavras começadas por “G”…
Quem paga os direitos do registo de marca e o respetivo(s) logo é que tem direitos (.)
Se a produtora for realmente centenária, então a Apple é quem está errada.
E simplesmente registar uma maçã impediria de a usar em algum lado como símbolo universal.
A ver se consigo contar a história melhor:
– A Classificação de Viena (VCL) é um sistema de classificação internacional estabelecido em 1973 pelo Acordo de Viena que Estabelece uma Classificação Internacional dos Elementos Figurativos das Marcas e administrado World Intellectual Property Organization (WIPO, Organização Mundial da Propriedade Intelectual).
– Um dos elementos figurativos dessa classificação é o 05.07.13 – Apple (Maçã)
– Em 2009, a Apple submeteu à WIPO um pedido de reconhecimento do elemento figurativo “maçã”: https://www3.wipo.int/madrid/monitor/en/showData.jsp?ID=ROM.1028240&DES=1
– No nº 531 encontram: International Classification of the Figurative Elements of Marks (Vienna Classification) – VCL(6)
05.07.13 (maçã).
– No nº 511 veem que a Apple pede o reconhecimento desse elemento da marca para: Gravações de som musicais; gravações de som com entretenimento, música, músicos, documentários, biografias, entrevistas, performances, resenhas, narrativas históricas, drama e ficção; gravações de vídeo musicais; filmes cinematográficos musicais; registros de vídeo e filmes cinematográficos com entretenimento, música, músicos (e outros da mesma natureza).
– Indo ao separador “Designation status”, por baixo da maçã, veem que países já concederam a garantia de proteção. Na Suíça vem: “Designação recusada provisoriamente para todos os bens e serviços; aguardando a comunicação de uma decisão final”.
De modos que a Apple não está, nem pode, a forçar os produtores de maçãs a alterar o símbolo nas caixas de fruta, o que alertou é que não se pode usar para o descrito no nº 511: música, documentários, filmes, etc.
Pode parecer um exagero, mas isto de marcas e símbolos gráficos é uma selva.
Agora, cada vez que deitamos fora o racional a inteligência, caímos facilmente num populismo qualquer. Bater na Apple é bastante popular, mas é preciso ver se as histórias são racionais.
Acho que a Apple deveria impedir que os produtores de maçãs produzissem maçãs.
Afinal o que há de mais parecido a uma maçã que outra maçã?
Esperem sentados! Vão apanhar uma lição dos tribunais suíços, a Suíça não é a parvónia dos Estados Unidos