Aproveitou Portugal para fugir de Cuba... antes do Mundial

4 semanas atrás 29

Não é caso único e teme-se que não seja o último na antecâmara do Mundial. Harold Aguilera, fixo cubano de 22 anos, terá fugido, em Viseu, na passada sexta-feira depois de jogar contra a Ucrânia. A informação foi, inicialmente, reproduzida e avançada pela Play Off Magazine.

A poucas semanas do Mundial no Usbequistão, a seleção de Cuba tem estado a preparar a fase final pela Europa, tendo estado na última semana em Portugal. Jogou contra Portugal, Ucrânia e Costa Rica em Viseu e agora segue-se estágio em Espanha… e o medo instala-se.

Este não é, de todo, um caso isolado e o facto da próxima concentração ser em Espanha, país com a mesma língua e outro tipo de condições de vida, tem feito soar os alarmes dos responsáveis para novos possíveis casos de fuga da seleção cubana.

Lázaro Castro tinha feito o mesmo em abril (na Nicarágua), Ernesto Duanes e Bárbaro Sheiler fizeram-no em 2023 (na Costa Rica) e agora foi a vez de Aguilera, um dos jogadores-chave da seleção que foi vice-campeã da CONCACAF em abril. Isto só na seleção de futsal, porque há outros casos, o último deles nos Jogos Olímpicos de Paris.

Vários jogadores cubanos têm aproveitado, nos últimos anos, estas competições e concentrações no estrangeiro para fugirem do regime e estado social do seu país natal. Cuba parte a nove de setembro para o Usbequistão, país-sede do Mundial, e a preocupação está nos píncaros...

Ler artigo completo