Arábia Saudita propõe cinco cidades-sede para acolher Mundial'2034

2 meses atrás 62

Riade, Jeddah, Al Khobar, Abha e NEOM são os cinco locais que constam na candidatura apresentada à FIFA, segundo adiantou a agência SPA, referindo que seria a maior edição de um Campeonato do Mundo realizado num único país.

Até ao momento, a Arábia Saudita foi o único país a apresentar a candidatura para sediar a Mundial2034, que tem como lema oficial 'Crescer Juntos'.

O ministro dos desportos saudita, Abdulaziz bin Turki bin Faisal Al Saud, afirmou que o país está a trabalhar "para materializar o sonho da Arábia Saudita de sediar o Campeonato do Mundo".

"Estes planos vão combinar a nossa rica herança futebolística com a nossa profunda paixão pelo jogo, garantindo o sucesso da Arábia Saudita como a primeira nação a sediar um torneio de 48 seleções em um único país", explicou o ministro, citado pela SPA.

E acrescentou: "As cinco cidades-sede terão 15 estádios avançados, incluindo 11 novos estádios que estão planeados para serem construídos".

A próxima edição do Mundial vai realizar-se em 2026, nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

O Mundial2030 vai ser disputado, pela primeira vez, em três continentes, sendo que, além de Europa e África, também passará pela América do Sul, mais concretamente por Argentina, Paraguai e Uruguai, que irão acolher três partidas da fase final, como forma de celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.

O Estádio da Luz, o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto, vão ser os recintos portugueses que vão acolher jogos do Mundial2030, cuja oficialização vai ocorrer em 11 de dezembro, no congresso da FIFA.

Leia Também: Amnistia pede ação à FIFA quanto a direitos humanos na Arábia Saudita

Ler artigo completo