Árbitro Luís Godinho contou com apoio especial no Gondomar-Santa Clara

2 horas atrás 13

Com várias crianças das camadas jovens do Gondomar a preencher as bancadas do Estádio São Miguel, alimentados pela esperança de ver o seu clube tombar o Santa Clara, da 1.ª Liga, houve um jovem que se destacou dos demais. Equipado à árbitro, Gustavo Costa, de 11 anos, foi ao jogo, não para apoiar o Gondomar, de onde é natural, mas sim  Luís Godinho, que liderou a equipa de arbitragem nesta partida, que os açorianos acabaram por vencer por 1-0.

Além do equipamento distintivo, Gustavo levou igualmente um cartaz com uma mensagem para o juiz da partida. "Luís Godinho, vim vê-lo a arbitrar pois, para mim, é um árbitro exemplar. Com a sua disciplina irei aprender a ser um árbitro a valer!" podia ler-se no cartaz, que contava também com os símbolos da FPF e da APAF.

Após o final da partida, Record teve oportunidade de conversar um pouco com o jovem e a sua mãe, enquanto este aguardava pelo juiz do encontro, que lhe prometeu, ainda antes do jogo, que lhe daria os seus cartões após a partida, momento em que ficou a saber mais pormenores sobre esta situação pouco habitual nos estádios portugueses, mas que encaixa na perfeição no espírito da festa que se pretende para a Taça de Portugal.

Apaixonado pela arbitragem desde os seis anos, Gustavo não escondeu o desejo de vir a ser um árbitro profissional. Embora seja de Gondomar, garante que não tem clube, porque considera que árbitros não podem ter clube, pelo que a sua presença no Estádio de São Miguel foi precisamente para conseguir interagir com o árbitro da AF Évora. Além de Luís Godinho, elege Artur Soares Dias, com quem já teve oportunidade de conversar, Gustavo Correia, João Pinheiro, Sérgio Soares (do Futebol de Praia) e Nuno Almeida como os seus favoritos. No caso deste último, o jovem fez questão de ir a Moreira de Cónegos assistir ao último jogo da sua carreira.

Já a mãe de Gustavo, que dá apoio total à paixão do filho, confessou que o jovem tem hábito de ir várias vezes ao Estádio do Dragão, não para ver os jogos, mas sim para esperar pela saída dos árbitros junto a saída do parque de estacionamento. Gustavo é mesmo já uma cara conhecida naquele espaço, de tal forma que o intendente da PSP, que surpervisiona a segurança dos intervenientes do jogo na saída, já parou várias vezes os carros dos árbitros para que o jovem possa interagir com os mesmos, de quem já recebeu vários cartões brancos (fair play).

Para terminar, apenas mais uma curiosidade: o cartaz de Gustavo Costa de apoio a Luís Godinho teve de ser analisado pelas forças de segurança presentes no duelo entre Gondomar e Santa Clara, antes da sua entrada para as bancadas, por forma a assegurar de que não continha qualquer mensagem insultuosa.

Ler artigo completo