Ares do Oeste trouxeram o alívio duriense

6 meses atrás 49

O CD Mafra até foi a equipa mais clarividente e perigosa numa 1ª parte de bom nível, mas a mudança de atitude do Penafiel ao intervalo fez toda a diferença e os comandados de Hélder Cristóvão, alavancados por um golaço de livre direto, conseguiram uma importante e merecida vitória por 0-1.

Algo distantes na classificação, mas ambos com o objetivo de vencer, CD Mafra e Penafiel encontravam-se na zona Oeste e os forasteiros entraram atrevidos, mas rapidamente foram dando a iniciativa aos mafrenses. Os comandados de Silas foram-se mostrando pacientes com bola, explorando as alas, especialmente a esquerda, com as diagonais dos médios interiores e Diogo Almeida e eram a equipa mais esclarecida.

Contudo, o Penafiel ia-se defendendo bem e apenas permitia chances de média e longa distância, onde Lucas Gabriel criou perigo num par de ocasiões, mas Pedro Silva mostrou-se bem. Do outro lado, os comandados de Hélder Cristóvão não se acanhavam, no entanto. Eram mais assertivos, verticais e pragmáticos e iam também deixando a defesa mafrense em sentido, pelas movimentações dos avançados, mas iam pecando na pontaria.

Apesar do ascendente mafrense da 1ª parte, essa situação mudou ao intervalo. O Penafiel entrou mais intenso e agressivo na pressão e disputas de bola e isso criou imensas dificuldades ao miolo mafrense, que deixou de conseguir ter bola de forma pensada e perdeu o seu fator diferenciador na construção. O Penafiel cresceu, foi sendo a equipa mais perigosa e acabou por ser premiado com um golaço, aos 70', de livre direto, do lateral Bruno Pereira, daqueles de fazer levantar qualquer estádio.

Numa primeira fase, o Mafra tentou responder, mas o Penafiel continuou com uma boa mentalidade e até esteve perto de ampliar, mas o aproximar do apito final fez com que os forasteiros voltassem a baixar as linhas e reassumissem o mesmo bloco baixo. O CD Mafra voltou a conseguir ter bola, mas desta vez não conseguia tê-la controlada, e pensada, no último terço e foi sendo muito previsível e dependente de cruzamentos, o que facilitou o trabalho de uma defesa, e Pedro Silva, exímia ao longo de todo o jogo.

O Penafiel acabou por conseguir uma justa e merecida vitória por 0-1, que lhe permitiu afastar-se da zona de despromoção.

Ler artigo completo