Armando Evangelista e o jogo com o E. Amadora: «É importante ninguém se deslumbrar»

1 mes atrás 46

O treinador do Famalicão, Armando Evangelista, anteviu a partida diante do E. Amadora, que irá encerrar a 2.ª jornada da Liga Betclic, esta segunda-feira, às 20h15. O técnico, de 50 anos, acredita que são "duas equipas motivadas" pelos resultados anteriores, mas está à espera de adversidades na visita à Reboleira. 

"Estamos a falar de dois resultados positivos que, à partida, moralizam. No Estrela, vejo uma equipa competitiva que, para esta altura da época, já tem princípios e comportamentos assimilados. Quer estes últimos jogos de preparação como o jogo do campeonato, têm tido bons comportamentos. Somando estes princípios ao resultado com o Benfica e o facto de estares a jogar em casa, são todos fatores determinantes, por isso vamos ter dificuldades", revelou Armando Evangelista, salientando que "no campeonato não há jogos fáceis" e que os minhotos "estarão prontos". 

Relacionadas

Como manter o índice de qualidade da primeira jornada?
"Essa será a nossa grande dificuldade, porque a verdade é que demonstramos coisas naquele jogo de grande qualidade. Eu disse, na antevisão a esse jogo, que tudo o que vínhamos a fazer dava-nos indicações de que a equipa estava preparada para entrar bem no campeonato, mesmo numa prova de fogo como foi. Os indicadores que temos para este jogo são iguais, é que a equipa está preparada. Porém, é importante ninguém se deslumbrar com um único jogo. Fizemos só um, é a primeira jornada, não ganhámos nada. Ainda há um caminho muito longo a percorrer, temos de melhorar muitos aspetos e estariamos muito mal se estivesse tudo trabalhado e tudo feito. Procuramos fazer um bom jogo, no seguimento, e continuarmos a ser competitivos. Com a mesma ambição, que é o nosso objetivo."

Teve dificuldades para motivar os jogadores para jogar da mesma forma com o Estrela?
"Provavelmente não deveria ser difícil, porque aquilo que conseguiram diante do Benfica, só por si, devia servir. O futebol que praticaram, só por si, devia motivar a equipa. Mas também é fácil haver um deslumbramento perante um jogo destes e com uma equipa tão jovem como a nossa. É importante termos estes cuidados quando somos jovens. O deslumbramento está sempre muito próximo e temos de os fazer regressar à terra. É o que procurámos esta semana."

Vale a pena pensar só em pontuar fora?
"Vale a pena continuarmos a evoluir. Se estivermos num patamar bom, no próximo, temos que continuar para chegar ao seguinte. Sei que para a massa adepta e para os orgãos de comunicação não basta ganhar e está tudo bem. Temos que jogar bem, mas o futebol traz supresas e a equipa é capaz de melhorar e ficar mais coesa. Há outras variáveis que podem definir o resultado, não é só a equipa que melhor joga. É o que nós queremos, que a equipa nos demonstre neste jogo que houve, de facto, uma evolução."

Aranda disse que encara esta época com outro espírito. Que trabalho desenvolveu com ele?
"O Aranda fez o trabalho que fizemos com todos. Todos têm a mesma importância e merecem a mesma atenção. Todos os treinadores do Famalicão estão lá para eles e eu procuro dar a todos os mesmos tipos de atenção e tratamento. Acho que o Aranda percebeu isso, que tinha de continuar a trabalhar aqui dentro, nem mais, nem menos, mas tal como todas as pessoas. Estamos aqui para ajudar todos os Arandas do Famalicão e essa mensagem tem passado, acho que ele percebeu isso. Se quer ser potencializado e chegar ao maior nível, tem de continuar."

Tem o plantel apto? Como correu a semana?
"Correu normal, foi direcionada para o jogo, mas temos algumas preocupações de recuperar quem foi a jogo com o Benfica. A intensidade obrigou a isso, há algumas mialgias, que são normais nesta fase, mas diria que foi uma semana tranquila, principalmente porque viemos de uma vitória."

Ler artigo completo