Arqueólogos encontram 50 esqueletos viking "completamente preservados"

2 horas atrás 19

Arqueólogos dinamarqueses encontraram 50 esqueletos da Idade Viking “complemente preservados”, durante uma escavação num grande cemitério daquela época, perto de Odense.

Os restos mortais terão permanecido intactos devido ao nível da água e às condições favoráveis do solo, adiantou o líder da operação, Michael Borre Lundoe, do Museu de Odense, citado pela agência Reuters.

“Normalmente, quando escavamos sepulturas vikings, temos sorte se encontrarmos dois dentes deixados na sepultura, além dos bens funerários. Mas aqui temos os esqueletos completamente preservados. Os esqueletos são espantosos. Estão tão bem preservados. Há cinco dedos das mãos e cinco dos pés. E isso abre todo um novo conjunto de possibilidades de descobertas", disse Lundoe.

Também foram encontrados artefactos como facas, pérolas de vidro e alfinetes, datados entre os anos 850 e 970.

Os objetos indicam que a maioria das pessoas faziam parte de uma pequena comunidade de agricultores, embora uma mulher de estatuto mais elevado tenha sido enterrada com uma faca ornamentada com prata e um pedaço de vidro, o que era raro naquela altura.

Os arqueólogos, cuja escavação começou há seis meses, recolheram amostras do solo para procurar pólen, por forma a apurar em que estação do ano é que os cadáveres foram enterrados.

Veja a galeria.

Leia Também: Ao fim de oito décadas, memorial para as irmãs Brontë tem erro corrigido

Ler artigo completo