Artur Soares Dias: «O Euro foi um bom momento para a arbitragem nacional»

2 meses atrás 40

O árbitro Artur Soares Dias foi homenageado, na passada sexta-feira, pela Associação de Futebol do Porto, organismo que o formou e o lançou na arbitragem. O dirigente de 45 anos mostrou-se satisfeito com o seu desempenho no Euro 2024.

«Sinto que foi um bom momento para o futebol português e para a arbitragem nacional. É um orgulho ter contribuído para a valorização deste desporto que todos nós gostamos», referiu. 

O respetivo juiz, que comandou um grupo formado por Paulo Soares, Pedro Ribeiro e Tiago Martins, garantiu que a boa prestação coletiva acabou por passar uma imagem positiva da arbitragem lusitana. Artur Soares Dias confessou, ainda, um objetivo pessoal associado à sua função.

«A minha tarefa também é incentivar os mais jovens, ser uma fonte de inspiração para os árbitros que estão agora a começar. Preocuparmo-nos com eles e em dar-lhes condições para que consigam atingir esses palcos», afirmou.

No que diz respeito ao número de encontros realizados no Campeonato da Europa, o árbitro assegurou que não ficou qualquer «sabor amargo»: «Não tive pena, porque sou uma pessoa muito feliz. Sinto que foi um bom desempenho, estou grato por ter cumprido a minha tarefa e de forma competente. Fazer três jogos foi gratificante, motivador, e muito satisfatório. A quarta nomeação não chegou, mas sinto-me muito feliz.»

O experiente dirigente preferiu não tecer grandes comentários sobre a época que se avizinha: «Irei sempre pertencer ao futebol e valorizar a modalidade, seja nesta área ou noutra. A expectativa para a nova época é ser cada vez melhor e contribuir de forma positiva. Vamos ver o que acontece esta época, ainda não sei. Agora é para descansar um pouco e logo se verá.»

Ler artigo completo