As marcas que mais venderam híbridos na Europa em 2023

7 meses atrás 74

Em 2023, os híbridos (full hybrid) ultrapassaram em vendas os híbridos plug-in (de ligar à tomada) na Europa e houve uma marca que se destacou.

Numa altura que se fala num arrefecimento da procura por 100% elétricos e num renovado impulso dos híbridos (full hybrid) e híbridos plug-in (de ligar à tomada), reunimos os números do mercado europeu de 2023 para constatar a evolução deste tipo de propostas.

Com base nos dados da Dataforce, entre estes três tipos de motorização, foram os 100% elétricos que mais venderam na Europa, totalizando pouco mais de dois milhões de unidades, registando um aumento de 28% em relação a 2022.

Toyota Yaris Cross GR Sport 3/4 de frente© Toyota Toyota Yaris Cross foi o mais vendido na Europa entre os híbridos que não precisam de se ligar à tomada.

Contudo, os híbridos (full hybrid), apesar de não terem vendido tanto, ficando-se pelas 1,26 milhões de unidades, conseguiram igualar o ritmo de subida das vendas dos elétricos, registando também 28%.

Quanto aos híbridos plug-in, apesar de terem tido um pico de vendas em 2022, com mais de um milhão de unidades vendidas, em 2023 não conseguiram atingi-lo, tendo vendido «apenas» 996 731 unidades, segundo os números da Dataforce.

Ao contrário do que vemos na Europa, noutros mercados, como o norte-americano, as vendas dos híbridos plug-in estão a subir expressivamente. É fácil justificar as trajetórias opostas: o fim dos incentivos que se está a verificar em alguns mercados chave.

Por exemplo, o fim dos incentivos na Alemanha — o maior mercado europeu e também o que mais consumia híbridos plug-in — levou a uma queda abrupta de 74,4% nas vendas de híbridos plug-in o ano passado (fonte: ACEA). Queda que «arrastou» todo o mercado europeu, apesar de se terem registado subidas no mercado belga e francês, por exemplo.

Renault Austral Esprit Alpine frente© Thom V. Esveld / Razão Automóvel Renault Austral E-Tech Full Hybrid.

O caso dos Full Hybrids

O mercado dos híbridos que não precisam de se ligar à tomada, por outro lado, mostra uma revigorada pujança e poderão ser a grande surpresa de 2024 — o salto nas vendas foi especialmente grande no último trimestre de 2023 e promete continuar este ano.

Esta tecnologia tem sido o domínio, sobretudo, dos fabricantes japoneses, com especial destaque para a Toyota, a líder não só europeia como mundial entre os full hybrid. A Honda, hoje, aposta também quase tudo nesta tecnologia e, nos últimos anos, a Nissan juntou-se a estas com a tecnologia e-Power.

Saindo do Japão, é a Coreia do Sul que demonstra uma preferência grande por esta tecnologia, através da Hyundai e da Kia. Na Europa, apenas o Grupo Renault, através das marcas Renault e Dacia parece estar a apostar neste tipo de soluções.

Os outros construtores europeus têm apostado mais nos 100% elétricos, híbridos plug-in e nos mild-hybrid. Estes últimos por vezes confundem-se com os híbridos (full hybrid), mas há diferenças claras:

As marcas que mais híbridos vendem na Europa

Assim, previsivelmente, é a Toyota que mais híbridos (full hybrid) vende na Europa: 2023 não foi exceção. A distância para a segunda marca mais vendida, a Renault, é enorme. A fechar o pódio de 2023, temos a surpresa do ano: a Nissan.

Surpresa, pois os 110 904 híbridos que a Nissan vendeu na Europa em 2023 representaram um salto brutal superior a 500% em relação a 2022. Deu para ultrapassar, de uma assentada, as sul-coreanas Hyundai e Kia, passando diretamente para o terceiro lugar de um pódio que até então lhe era desconhecido.

MarcasVendas 2023Var. 2023/22
Toyota614 159 unidades+9,4%
Renault188 237 un.+62%
Nissan110 904 un.+502%
Hyundai93 854 un.+10%
Kia65 552 un.-10%
Fonte: Dataforce

A marca japonesa pode «agradecer» esta conquista ao seu modelo Qashqai e-Power, que sozinho representou mais de metade das vendas de híbridos na Nissan. Os outros híbridos da Nissan são o Juke Hybrid (com tecnologia Renault) e o Nissan X-Trail e-Power.

Os números da Dataforce mostram que o Qashqai e-Power foi o sexto modelo híbrido mais vendido na Europa, ficando atrás do Hyundai Tucson, com as quatro primeiras posições a serem ocupadas por modelos da Toyota. Em primeiro lugar está o Yaris Cross.

Fonte: Automotive News

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a receber o título de Carro do Ano em Portugal?
Ler artigo completo