As melhores cidades para fazer caminhadas em Portugal

2 horas atrás 29

Com apoio de Holidu

Domingo, 22 de setembro, deixamos o carro em casa: será o dia mundial sem carros! Há anos que as nossas cidades se esforçam por tornar os seus centros urbanos livres de automóveis. Ideal para os citytrippers, porque se quisermos realmente conhecer uma cidade, é bom que o façamos a pé. Desta forma, descobrem-se os recantos mais bonitos, as ruelas secretas e experimenta-se o estilo local. Mas que cidades portuguesas se saem particularmente bem neste domínio?

A Holidu, um dos portais de reservas de casas de férias mais conhecidos da Europa, utilizou os dados do Open Street Maps para calcular a percentagem de zonas pedonais em relação ao número total de quilómetros de ruas. Descubra aqui as cidades mais agradáveis para passear sem pressa.

Veja o ranking na nossa página

© Shengpengpeng Cai, via usplash

As melhores cidades para fazer caminhadas em Portugal

1. Lisboa – 5.16% de zona pedonal

Com 60 quilómetros de área pedonal, a nossa capital ocupa o primeiro lugar. Passear por Lisboa é como entrar num mosaico vivo de história e charme moderno, podendo explorar , facilmente, as suas ruas, bairros e o rio, e absorver tudo isto. As nossas ruas pedonais preferidas? Rua do Sacramento à Lapa onde encontrará palacetes românticos, embaixadas e fundações, azulejos, representações e construções do neo-manuelino e a Rua da Bica de Duarte Belo, ao atravessar esta rua pelas escadinhas que remontam ao século XVI, vai ver o emblemático Elevador da Bica.

2. Porto – 4.02% de zona pedonal

A pitoresca cidade do Porto está em segundo lugar nesta classificação. A cidade tem 21 quilómetros de zonas pedonais. Passear pelas ruas do Porto, é como entrar numa mistura viva de história e charme. As ruelas íngremes e estreitas da cidade serpenteiam os bairros repletos de edifícios coloridos com azulejos, criando um cenário artístico a cada esquina. As nossas ruas preferidas: Rua das Flores, aqui encontrará a famosa casa dos Maias mas também inúmeros palacetes e cafés, e a Rua Miguel Bombarda também conhecida como a rua artística do Porto, repleta de galerias, espaços de arte contemporânea e lojas peculiares.

3. Almada – 2.20% de zona pedonal

No terceiro lugar, encontramos Almada. Esta cidade conta com 15 quilómetros de zonas pedonais, algumas nas praias da Costa da Caparica e outras perto do rio. À medida que se avança em direção à margem do rio, o impressionante Santuário de Cristo Rei surge ao longe, oferecendo vistas panorâmicas sobre o rio Tejo e a linha do horizonte de Lisboa do outro lado da água. Passeie pela Rua da Liberdade (Pragal), com casas pitorescas e espaços verdes, esta rua calma oferece um passeio tranquilo por um dos bairros mais residenciais de Almada. A vista para o Cristo Rei contribui para a beleza desta zona. Conhecida como a rua mais ‘cool’ de Almada: a Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, ganhou nova vida após se ter tornado apenas pedonal.

4. Funchal – 1.91% de zona pedonal

O Funchal ocupa o quarto lugar na classificação, com mais de 8 quilómetros de zonas pedonais. Passear pelo Funchal é uma viagem através de paisagens luxuriantes, encanto histórico e cultura vibrante. As ruas da cidade são ladeadas por buganvílias e palmeiras em flor, criando um ambiente tropical que reflete a beleza insular da Madeira. Deixamos as ruas que não pode falhar: Rua Fernão de Ornelas, uma das principais ruas comerciais do Funchal, repleta de lojas locais, boutiques e cafés, o ambiente animado e a proximidade do Mercado dos Lavradores tornam-na num local popular para explorar a pé; e a Rua de Santa Maria, localizada na Zona Velha, uma rua de calçada famosa pelas suas portas coloridas e cobertas de arte. Esta rua está repleta de casas tradicionais, restaurantes e galerias de arte, é uma rua vibrante e animada, perfeita para um passeio de lazer.

5. Setúbal – 1.76% de zona pedonal

Setúbal encontra-se a meio da tabela com mais de 11 quilómetros de zonas pedonais. A cidade está aninhada entre as águas azuis do Atlântico e a exuberante Serra da Arrábida, fazendo com que cada passo se sinta ligado à paisagem. Enquanto se passeia à beira-mar, os barcos de pesca balançam na marina e a brisa salgada do mar transporta o cheiro do marisco fresco dos restaurantes das redondezas. A nossas rua preferida? Avenida Luísa Todi, a principal avenida da cidade rodeada de palmeiras, oferece um passeio agradável com vista para o mar e para as montanhas circundantes. Passeie ainda pela Baixa de Setúbal, pela Rua Antão Girão, absorva toda a cultura e simpatia da população e deixe-se levar pelas histórias dos comerciantes.

Quem termina o top 10?

6. Faro – 1.65% de zona pedonal

7. Cascais – 1.41% de zona pedonal

8. Matosinhos – 1.35% de zona pedonal

9. Sintra – 1.28% de zona pedonal

10. Coimbra – 1.20% de zona pedonal

ClassificaçãoCidadeRuas para peões (m)Rácio zonas pedonais/total de ruas
1Lisboa60,565.005.16%
2Porto20,762.004.02%
3Almada15,234.002.20%
4Funchal8,208.001.91%
5Setúbal11,561.001.76%
6Faro5,818.001.65%
7Cascais11,065.001.41%
8Matosinhos5,559.001.35%
9Sintra11,830.001.28%
10Coimbra8,158.001.20%

Metodologia

Os dados foram recolhidos em setembro de 2024, utilizando a base de dados OpenStreetMaps. A percentagem de zonas pedonais foi calculada relativamente ao comprimento total de todas as ruas da cidade. As zonas pedonais foram definidas usando a etiqueta do OpenStreet Maps highway=pedestrian, enquanto o comprimento total das ruas foi selecionado usando a soma das etiquetas highway=residential, highway=pedestrian, highway=tertiary, highway=secondary, highway=primary. Os dados foram medidos no polígono da cidade, tal como definido no OpenStreetMaps. Todas as cidades dos Países Baixos com uma população superior a 75.000 habitantes foram incluídas neste estudo.

Ler artigo completo