As notas do Arouca-Benfica: Kokçu vai do sonho ao pesadelo no voo de Rafa

8 meses atrás 69

O Benfica não deixou escapar o líder Sporting e, na tarde de sábado, venceu na viagem até a Arouca, por 3-0, na 16.ª jornada da I Liga. Um triunfo tranquilo dos encarnados perante um adversário que havia conquistado 10 pontos nas quatro primeiras jornadas do técnico Daniel Sousa, recentemente contratado pelo conjunto arouquense.

Ambiciosa perante o campeão nacional, a turma da Serra da Freita acabou por não conseguir aproveitar alguns dos erros que o adversário apresentou, como um do turco Kokçu que podia ter dado em golo, e saiu do encontro com uma derrota.

Mas não se pense que a vitória foi assim tão fácil de alcançar. As águias encontraram pela frente um Arouca bem organizado, com as linhas de pressão subidas e coesas, e tiveram alguma dificuldade em explorar caminhos alternativos. E foi aqui que se sobressaiu o talento de Rafa Silva, que teve algum azar no encontro.

O avançado português foi um dos jogadores que melhor se desmarcou nos espaços e prova disso é que marcou três golos, dois deles anulados na primeira parte. Já no segundo tempo, e após o tal erro de Kokçu, o luso voltou a mostrar serviço e serviu o turco para o segundo da partida. Depois de uma primeira parte menos conseguida, o ex-Feyenoord surgiu com outro ânimo no segundo tempo, juntando uma assistência ao golo.

Este golo do turco no arranque do segundo tempo teve um efeito negativo sobre o Arouca. A formação da casa sentiu dificuldades para reagir, perdendo a qualidade de jogo que tinha apresentado na primeira parte, e acabou por averbar um (belo) golo de Musa na parte final, a passe do rejuvenescido Kokçu. 

Com uma boa exibição de Rafa e um Kokçu a mostrar que está cada vez mais adaptado à realidade nacional, o Benfica conseguiu a terceira vitória consecutiva para o campeonato, todas elas sem sofrer golos, e passou a somar agora 39 pontos, no segundo posto. O líder Sporting está a um ponto de distância, e o FC Porto com uma desvantagem de quatro para o conjunto liderado por Roger Schmidt.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Rafa Silva parece ter encontrado a sua melhor forma nos últimos jogos. Depois de um golo contra o Famalicão, o avançado português voltou a descontar neste encontro e confirmou o estatuto de principal goleador do Benfica na atual temporada (10 golos). Além do golo, e das já conhecidas arrancadas, o luso assistiu para o festejo de Kokçu.

Surpresa

Despois de uma primeira parte marcada pelo erro gravíssimo num lance em que podia ter dado em golo para o Arouca, Kokçu cresceu na segunda parte e acabou a partida com nota positiva fruto do golo e da assistência que assinou para o remate certeiro de Musa.

Desilusão

Jason foi um elemento a menos no ataque do Arouca. Foi incapaz de contribuir para ajudar a sua equipa a criar perigo junto da área adversária.

Treinadores

Daniel Sousa

Entrada muito positiva do conjunto do distrito de Aveiro. A linha de pressão muito subida condicionou a construção curta e apoiada dos campeões nacionais que se viram forçados a procurar maioritariamente o espaço nas costas da defensiva adversária. A linha defensiva mais elevada também causou dissabores às águias, que viram dois golos serem anulados precisamente pelo posicionamento mais subido dos defesas arouquenses. Apesar de terem anulado a saída a jogar do Benfica, os aveirenses foram incapazes de aproveitar os erros que a turma encarnada foi cometendo aqui e ali.

Roger Schmidt

Os encarnados não tiveram uma exibição de encher o olho na Serra da Freita, muito por culpa do trabalho defensivo bem conseguido por parte do Arouca. O Benfica chegou mesmo a ser colocado em sentido pela equipa do distrito de Aveiro, mas foi eficaz e capaz de marcar nos momentos certos do encontro. A entrada fortíssima dos encarnados na etapa complementar, com um golo de Kokçu, deu tranquilidade aos homens de Roger Schmidt para abordarem a segunda parte.

Arbitragem

Trabalho bem conseguido da equipa liderada por Fábio Veríssimo, sem grandes casos que influenciassem o resultado final. Nota muito positiva também para os assistentes. O Benfica teve três golos anulados - o Arouca contou com apenas um - e apenas um desses lances dos encarnados foi revertido.

Leia Também: Rafa 'finta' inimigo invisível e Benfica mantém perseguição ao Sporting

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo