As nove chagas antes do xeque-mate

7 meses atrás 85

GD Chaves e Boavista vão encontrar-se este sábado pela 49.ª vez, numa partida com um significado crucial para os da casa. Moreno mostrou-se ciente das dificuldades que a sua equipa está a enfrentar, podendo a atual fase ser rotulada como «as nove chagas do GD Chaves»: são já nove os jogos sem conquistar o resultado necessário para a sobrevivência, a vitória.

O histórico não é favorável aos visitados se olharmos para a globalidade dos confrontos (48 jogos, 15 vitórias do Chaves, 12 empates e 21 vitórias do Boavista). Contudo, analisando apenas os encontros em Trás-Os-Montes, teremos aí um prisma mais animador para os flavienses: dos 24 jogos disputados na casa do Chaves em casa, dez terminaram com uma vitória dos da casa, sete terminaram empatados e outros sete com vitória dos visitantes. Há ainda um dado curioso, já que os últimos dois confrontos entre estas equipas terminou com o mesmo resultado: vitória do Boavista por 4-1.

Na antevisão à partida, o treinador Moreno mostrou-se bem ciente da realidade da sua equipa: «Não gosto muito de falar desta forma antes dos jogos, mas não há como fugir da nossa realidade: encarar o jogo como se fosse uma final. Entendo que, às vezes, criarmos esta ansiedade de perceber que é um jogo muito importante, pode condicionar no rendimento, mas tenho de ser realista, perceber a nossa situação. Não há como nos escondermos e fugir da nossa realidade.»

O treinador dos visitantes, Ricardo Paiva, perspetivou a partida sendo mais modesto na análise à equipa flaviense: «Será um jogo com elevado grau de dificuldade, perante uma equipa que tem criado muitas dificuldades aos seus adversários e que ocupa um lugar que diz pouco em relação à qualidade do seu plantel. Nos últimos jogos o Chaves criou dificuldades a adversários de valia, perdendo pela margem mínima. Por vezes, as incidências dos jogos não se traduzem nos resultados». Os axadrezados venceram a última partida, algo que não dá margem para ilusões.

Bruno Onyemaechi é a grande novidade no lote de escolhas dos boavisteiros para a partida que se vai iniciar às 15h30 deste sábado, onde o GD Chaves terá nova oportunidade para encontrar o caminho da redenção e sair do purgatório.

Ler artigo completo