As suas ressacas foram piorando com a idade? Não está sozinho

1 mes atrás 49

Com o envelhecimento, a capacidade do corpo de processar o álcool muda. O abrandamento do metabolismo e a uma diminuição da função hepática podem ser alguns dos fatores na origem desta mudança. 

Segundo o Healthline, as investigações sobre este tópico são limitadas, mas já apresentam algumas conclusões. 

Primeiro, é importante que perceba o que acontece ao álcool que ingere.  

Quando bebe álcool, o seu fígado liberta enzimas – particularmente uma enzima chamada álcool desidrogenase (ADH) – que decompõe as moléculas de álcool. A ADH transforma o álcool num composto tóxico chamado acetaldeído, responsável por muitos sintomas da ressaca.  

Uma outra enzima chamada aldeído desidrogenase (ALDH) transforma o acetaldeído em acetato, um composto menos tóxico. O seu corpo decompõe então o acetato em dióxido de carbono e água. 

Uma vez que, com a idade, a sua função hepática pode mudar, se o seu fígado produzir menos ALDH, isto pode levar à acumulação de acetaldeído, o que leva a ressacas piores. 

Além disto, os adultos mais velhos tendem a ter menos água no corpo, o que significa que o álcool está mais concentrado na corrente sanguínea, levando a efeitos mais graves. A desidratação também pode agravar muito a ressaca, provocando dores de cabeça, fadiga e tonturas. Por isso, é recomendável beber bastante água após consumir álcool, ou mesmo durante o seu consumo.  

Outras razões para ter ressacas piores com o avançar da idade incluem a medicação (já que alguns medicamentos podem tornar as pessoas mais sensíveis ao álcool) e a pouca frequência com que bebe (pode sentir que as suas ressacas são piores porque simplesmente não está habituado a elas). 

Ler artigo completo