ASAE fiscaliza talhos e apreende 700 euros em carnes e queijos em poucas semanas

10 meses atrás 90

Aquela autoridade instaurou 19 processos e apreendeu mais de 20 quilogramas de carne de bovino e queijos em talhos localizados de norte a sul do país.

A ASAE fiscalizou 100 operadores económicos dedicados ao comércio de carnes e seus produtos (talhos) nas últimas semanas e instaurou 19 processos contraordenacionais. Em causa estão infrações como a distribuição, preparação e venda de carnes e seus produtos com desrespeito das normas higiénicas e técnicas aplicáveis, a falta de mera comunicação prévia.

Num comunicado enviado às redações, a Autoridade de segurança Alimentar e Económica destaca o controlo de origem e rotulagem, as circunstâncias de conservação e exposição, assim como as condições higiénicas e sanitárias das instalações. O objetivo passou por verificar, em talhos de norte a sul do país, o cumprimento dos requisitos específicos do sector.

Em simultâneo, faz saber que se procedeu à apreensão de 22 quilogramas de carne de bovino e queijos, à semelhança de um instrumento de pesagem (balança). Tudo somado, o valor aproxima-se de um total de 700 euros.

A ASAE promete continuar a colocar em práticas ações no mesmo âmbito, de forma a assegurar “uma sã e leal concorrência entre operadores económicos”, com o propósito de salvaguardar a segurança alimentar e a saúde dos consumidores.

Ler artigo completo