Assédio obriga árbitra do Sporting-Real Madrid a fechar redes sociais

2 horas atrás 27

Albanesa de 30 anos, apelidada de "a árbitra sexy", está cansada de comentários sexistas: "Deviam centrar-se mais no meu profissionalismo".

Emanuela Rusta, a árbitra albanesa que apitou o Sporting - Real Madrid, da Liga dos Campeões feminina, na passada quinta-feira, na Academia de Alcochete, viu-se obrigada a mostrar o 'cartão vermelho' às redes sociais para se ver livre do assédio e comentários sexistas.

Muitas vezes apelidada de "a árbitra sexy", quer ser reconhecida pelo seu trabalho e não apenas pela sua aparência. "Deviam centrar-se mais no meu profissionalismo do que no resto das coisas. Tenho de lutar muito para ser aceite", começou por dizer em entrevista à AFP.

"A arbitragem não é uma questão de género, mas sim de competência. Para tomar boas decisões é preciso conhecer perfeitamente as regras do jogo, mas também é necessário uma boa condição física e grande capacidade de concentração", acrescentou Rusta, que concilia a arbitragem com a profissão de professora de Educação Física.

"Embora aparentemente seja um ambiente predominantemente masculino, sinto-me respeitada e valorizada pelo trabalho que realizo. Espero que não esteja longe o dia em que sejam quatro mulheres a arbitrar um jogo da categoria mais elevada no futebol masculino", continuou aquela que foi a primeira árbitra a apitar um jogo da Superliga albanesa e a primeira do país a ser internacional.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Ler artigo completo