Assim foi a inauguração do Museu Nacional da Resistência e Liberdade

2 semanas atrás 41

A presidência da República divulgou, no sábado, imagens da inauguração do Museu Nacional da Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche, cuja cerimónia oficial foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

"No dia em que se assinala o 50.° aniversário da libertação dos presos políticos de Peniche e integrado nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, o Presidente da República presidiu à cerimónia oficial de inauguração do Museu Nacional Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche, na presença de ex-presos políticos e seus familiares", lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República.

"Após a cerimónia e depois de uma visita guiada à exposição ‘Resistência e Liberdade’, com passagem no novo espaço museológico existente no corredor das Celas de Alta Segurança, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa associou-se ao desfile popular que todos os anos assinala a data", acrescenta.

Sublinhe-se que, durante a ditadura, a Fortaleza de Peniche funcionou enquanto prisão política, donde, com o 25 de Abril de 1974, os respetivos presos foram libertados dois dias depois.

O Museu Nacional Resistência e Liberdade nasce do reconhecimento deste local enquanto espaço-memória e símbolo da luta pela liberdade à escala nacional.

O projeto tem como missão investigar, preservar e comunicar a memória nacional relativa à resistência ao regime fascista português, a partir das memórias e experiências dos que lutaram pela liberdade e pela democracia.

O museu representa um investimento de 4,3 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários, e implicou obras que levaram ao encerramento da Fortaleza em fevereiro de 2022.

Leia Também: Marcelo inaugura Museu Nacional da Resistência e da Liberdade

Ler artigo completo