Assinatura falsa de ex-presidente nigeriano terá valido roubo milionário

7 meses atrás 73

As autoridades nigerianas estão a pedir ajuda à Interpol para deter três suspeitos de terem roubado 6,2 milhões de dólares (cerca de 5,8 milhões de euros) do Banco Central da Nigéria.

Segundo a BBC, o trio terá forjado a assinatura do antigo presidente do país Muhammadu Buhari para realizar o roubo, levantando a quantia em dinheiro vivo e abandonando de seguida o país. O seu paradeiro continua desconhecido.

Os suspeitos terão, também, conspirado com o antigo governador do banco central, Godwin Emefiele, que está a ser julgado por 20 crimes, entre eles a receção ilegal da referida quantia monetária.

O antigo governador terá, também, autorizado ilegalmente o levantamento do dinheiro do forte do banco central, que aconteceu em janeiro do ano passado, alguns meses antes do fim do mandato de Buhari.

Tratam-se de "mentiras descaradas contadas pela procuradoria para alcançar a sua agenda satânica", disse Emefiele, pedindo uma investigação "completa e transparente".

O pedido de detenção foi emitido na terça-feira, após um membro do antigo executivo de Buhari ter testemunhado no julgamento do antigo governador do Banco Central da Nigéria.

Boss Mustapha assegurou que nem ele, nem o antigo presidente assinaram qualquer documento para aprovar o levantamento. "Olhando para ela, é uma fraca tentativa de reproduzir a assinatura do [ex-]presidente Buhari", disse Mustapha ao tribunal, segundo o jornal Nation.

Leia Também: Presidente do maior banco da Nigéria morre em acidente de helicóptero

Ler artigo completo