Astúrias. Creche investigada por submeter 18 crianças a maus-tratos

8 meses atrás 85

Um caso de maus-tratos a crianças está a chocar a comunidade de Ribadesella, Astúrias, em Espanha. 

Um funcionário denunciou a forma como 18 bebés de uma creche eram castigados. A denúncia dá conta que as crianças sofrem castigos como dormir no chão ou ser trancados na casa de banho enquanto os funcionários apenas olham para os telemóveis.

Um funcionário deu o alarme ao apresentar queixa à polícia por um alegado tratamento humilhante e degradante por parte de dois dos cuidadores.

Ao todo, 18 menores estão sob os seus cuidados e serão submetidos a punições como, por exemplo, dormir sozinhos no quintal. Também utilizam punições como deixar as crianças amarradas e imóveis dentro da casa de banho. As crianças são deixadas sozinhas por, pelo menos meia hora. 

"Outra punição consiste em colocá-los no parapeito externo das janelas do pátio para que se acalmem quando estiverem chateados”, diz ainda a denúncia. 

Estes acontecimentos, noticiados no dia 11 de dezembro, foram previamente levados ao conhecimento da direção do centro. "Depois de conversar com o diretor e esperar um tempo razoável na esperança de que fossem revertidos, não houve alteração", afirma o denunciante, citado pelo El Comercio. 

Segundo o Antena 3, a creche terá justificado os castigos como uma forma de acalmar as crianças. 

As crianças em questão terão entre dois a três anos e o caso está agora a ser investigado. 

Leia Também: Prisão efetiva para ex-educadora de creche das Caldas por maus-tratos

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo