Asus anuncia ROG Phone 8: Há um novo design e ainda mais performance

8 meses atrás 79

Ano novo, novo ROG Phone. A linha de smartphones da Asus otimizada para videojogos está de volta e desta vez com muitas alterações face ao modelo apresentado no ano passado. Aliás, as mudanças são tantas que a marca de Taiwan anuncia os ROG Phone 8 e ROG Phone 8 Pro como a terceira era desta linha de equipamentos.

“Todos os anos, falamos com as pessoas que usam os nossos smartphones. O feedback mais comum é se podemos melhorar ainda mais as câmaras [41,9% dos pedidos]. Em segundo lugar está o design [18% dos pedidos], os utilizadores gostariam que o smartphone fosse mais pequeno, leve e mais prático para usar no dia-a-dia”, disse Chih-Hao Kung, líder global de relações públicas técnicas de smartphones da Asus, numa apresentação online antecipada para a imprensa e na qual a Exame Informática participou.

“Temos feito esta pergunta todos os anos. O que é um smartphone de videojogos e precisas de um? Nós mostramos que há procura para os smartphones focados em videojogos, que dão prioridade aos videojogos, não só no hardware, mas no software. Penso que os smartphones de videojogos vão continuar a existir”, defendeu ainda o responsável da Asus a propósito da aposta nos novos modelos. 

De cara lavada

O grande destaque vai para o novo design. Os ROG Phone 8 trocam o aspeto alternativo e cheio de pormenores de gaming por um design aparentemente mais discreto. E dizemos ‘aparente’ porque a marca dá ao utilizador a hipótese de ter elementos diferenciadores apenas e só se quiser. O ROG Phone 8 Pro estreia a tecnologia AnimeVision que, na prática, é um painel composto por 341 pequenos LED que criam animações visuais na traseira do smartphone (um pouco à semelhança do que já tínhamos visto no portátil ROG Zephyrus G14). Mas se estiverem desligados, nada se vê, o que faz com que a traseira do dispositivo pareça a de um smartphone de aspeto sóbrio como tantos outros. O smartphone já vem com mais de 20 animações pré-carregadas e que podem ser usadas no AnimeVision, mas os utilizadores poderão carregar as suas próprias animações para o smartphone.

Asus ROG Phone 8 Pro

Já a versão de base, o ROG Phone 8, não tem o AnimeVision, mas terá um logotipo iluminado e personalizável, apelidado de Aura RGB.

Asus ROG Phone 8

No global, os ROG Phone 8 apresentam uma estética mais arredondada, sobretudo nas extremidades. As mexidas no design também significam dispositivos mais ergonómicos. O ROG Phone 8 pesa menos 9% (225 gramas) do que o antecessor, viu a espessura reduzida em 15% (8,9 milímetros) e também as margens em torno do ecrã estão muito mais finas, o que significa um rácio tamanho/ecrã de 94%. E pela primeira vez, os smartphones de gaming são resistentes à água e poeiras (certificação IP68).

Ainda mais performance

Tipicamente, sempre que um novo ROG Phone chega ao mercado bate recordes de desempenho. E o mesmo deverá acontecer com esta nova geração. A linha ROG Phone 8 está equipada com o novíssimo Snapdragon 8 Gen 3, um chip que promete até 30% mais desempenho geral e até 25% mais desempenho gráfico do que a geração anterior. Além disso, a Asus capricha nos restantes componentes, sendo possível comprar um ROG Phone 8 Pro com 24 GB (!) de memória RAM LPDDR5X e até 1 terabyte de armazenamento (UFS 4.0).

A isto junta-se um ecrã AMOLED de 6,78 polegadas, 2400×1080 píxeis de resolução, com uma taxa de atualização até 165 Hz, 2500 nits de brilho máximo e vidro de proteção Gorilla Glass Victus 2.

Mas é no capítulo da fotografia que é dado o maior salto de hardware. Em vez das duas câmaras típicas das gerações anteriores do ROG Phone, a Asus aposta num sistema ‘apetrechado’ de três câmaras. A principal está equipada com um sensor de 50 megapíxeis e um estabilizador ótico de seis eixos (o mesmo usado no Asus Zenfone 10). A marca aposta ainda pela primeira vez numa câmara de telefoto, com um sensor de 32 megapíxeis, estabilizador ótico e capacidade para fazer zoom ótico até 3x. Há ainda uma câmara ultra grande angular, de 13 megapíxeis, com tecnologia antidistorção.

Além do hardware propriamente dito, existem novidades a destacar do lado do processamento de imagem. Segundo a Asus, os ROG Phone 8 garantem uma melhor representação de cor, mais natural, e também uma maior capacidade de registo de contrastes na captação de imagens. E no caso da câmara de telefoto, a tecnológica estreia a funcionalidade HyperClarity, que faz o processamento da imagem em modo RAW, juntamente com algoritmos de IA, para conseguir reter maior detalhe em fotografias captadas com zoom de 10x (evitando assim uma degradação visual à medida que se ‘puxa’ pelo zoom digital).

As imagens captadas pela câmara principal do ROG Phone 8 têm também deteção de objetos por IA, que permite dividir a imagens em ‘camadas’ e aplicar diferentes processamentos a cada uma das camadas (por exemplo, dar uma maior saturação de cor a uns elementos e não a outros).

Então e os jogos?

Sendo este um smartphone otimizado para videojogos, há novidades mais específicas relacionadas com este tema. Uma delas, ainda a nível de hardware, está na utilização de folhas de grafite e de um novo dissipador, integrado diretamente na motherboard do smartphone, que segundo a marca é 25% mais eficaz na redução da temperatura.

E a temperatura (quanto mais baixa, melhor) é uma questão crítica para manter o desempenho do smartphone no máximo durante o maior período de tempo possível. Segundo testes internos da Asus, é possível jogar aplicações graficamente exigentes como Genshin Impact durante 60 minutos, praticamente sempre a 60 fotogramas por segundo (fps), com quebras ocasionais de apenas alguns fotogramas.

Os ROG Phone 8 melhoram também funcionalidades já existentes nos modelos anteriores: os Air Triggers, botões sensíveis ao toque localizados na lateral direita do smartphone, voltam a marcar presença, mas desta vez mais sensíveis aos toques. Também o acessório AeroActive Cooler, basicamente um periférico com uma ventoinha que liga ao smartphone para ajudar a arrefecer o equipamento, está de volta. Esta nova versão é mais pequena e consegue atingir uma rotação das ventoinhas superior aos modelos anteriores. Há, no entanto, um elemento importante a reter: antes o AeroActive Cooler tinha quatro botões físicos, para ajudar nos jogos, enquanto a nova versão, apelidada de Cooler X, apenas tem dois botões de apoio aos jogos.

A Asus está ainda a ampliar a utilização de assistentes automáticos contextuais nos jogos. Na prática, são mecanismos que ‘jogam’ o jogo pelo utilizador em ações mais rotineiras e aborrecidas, como correr em mundo aberto ou acelerar os diálogos entre personagens. Por agora, só funcionam nos jogos Genshin Impact e Honkai: Star Rail, mas prometem tornar a jogabilidade menos monótona.

Por fim, há uma nova funcionalidade chamada de AI Grabber, que na prática permite selecionar texto diretamente da interface dos jogos (como os nomes das missões) para facilitar a pesquisa de tutoriais e dicas nos motores de busca.

No mercado português vão estar disponíveis três versões dos novos smartphones: o ROG Phone 8 estará disponível na configuração de 12 GB de RAM e 256 de armazenamento por 1149 euros; já o ROG Phone 8 Pro estará disponível numa versão de 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento por 1249 euros e o ROG Phone 8 Pro Edition vem equipado com 24 GB de memória RAM, 1 TB de armazenamento e custará 1549 euros.

Ler artigo completo