Asus ROG Rapture GT6

10 meses atrás 192

Esta é uma solução que pode ser vendida com adaptadores de forma isolada ou em conjunto, tal como o kit que recebemos para teste.

O ROG Rapture GT6 foi revelado em Agosto do ano passado, mas só em Fevereiro é que a Asus deu início à comercialização do novo ROG Rapture GT6, a primeira rede mesh Wi-Fi para gamers. Esta é uma solução que pode ser vendida com adaptadores de forma isolada ou em conjunto, tal como o kit que recebemos para teste.

O visual é o típico da Republic Of Gamers (ROG): temos um logótipo frontal com iluminação RGB (Aura Sync), que pode ser configurado através da aplicação móvel.

Há várias características que diferenciam estes adaptadores dos ZenWiFi: três bandas (uma de 2,4 e duas de 5 GHz), a compatibilidade com a norma WiFi 6 (802.11ax), a tecnologia UM-MIMO e a capacidade utilizar canais com 160 MHz cada, o que permite melhorar o alcance, a largura de banda e diminuir a possibilidade de sofrer interferências de outras redes, em casa.

Por se tratarem de equipamentos da gama ROG, estão incluídas as necessárias optimizações no software que permite identificar o tráfego de dados, tal como acontece num tradicional sistema QoS. Contudo, estes adaptadores da Asus conseguem identificar, não só o tipo de tráfego, mas também os equipamentos ligados, atribuindo assim prioridade a quem está a jogar, para libertar largura de banda e reduzir ao máximo as latências.

Os ROG Rapture GT6 trazem um processador ARM de três núcleos com 1,7 GHz, um eficaz dissipador de calor que garante um funcionamento em alto desempenho durante longos períodos e um total de nove antenas internas, de formato circular, colocadas em diferentes posições para garantir maior cobertura e evitar zonas “mortas”. A antena horizontal principal tem como tarefa ampliar o alcance, que neste caso pode atingir uma área útil de 5400 metros quadrados.

A Asus garante que estes adaptadores oferecem até 574 Mbps na rede de 2,4 GHz, e até 4804 Mbps em cada banda de 5 GHz. O emparelhamento de computadores portáteis e dispositivos móveis entre os adaptadores ocorre de forma automática, sem que o utilizador se aperceba. Foi, efectivamente, o melhor sistema mesh que testámos até hoje, mas também um dos mais caros.


Distribuidor: Asus

Preço: €659,99 (conjunto de dois adaptadores)


Ficha Técnica

Conectividade: 2.5 GbE WAN, 3 x Gigabit LAN, USB 3.0, Wi-Fi 6 (IEEE 802.11 a/b/g/n/ac/ax)
Frequências: 2,4 GHz + 5 GHz Dual Band Dual
Cobertura: 5400 metros quadrados
Consumo máximo: 45 W


Selo PCGuia Excelência

23 de Abril, 2023

Ler artigo completo