Atalanta de bicicleta para a final da Taça de Itália

5 meses atrás 65

A Atalanta estava em desvantagem na eliminatória, mas virou-a em estilo, com direito a um grande golo de bicicleta e dois golos nos descontos, venceu a Fiorentina por 4-1 e garantiu a presença na final da Taça de Itália, onde vai defrontar a Juventus.

Com a Juventus já qualificada, faltava definir o outro finalista da Taça de Itália e a Atalanta recebia a Fiorentina, depois dos de Florença terem vencido a 1ª mão, em sua casa, por 1-0. Sabendo dessa desvantagem, o conjunto de Bérgamo entrou com tudo, como esperado, e aos 8 minutos já festejava o empate, numa transição rápida, por Koopmeiners, no primeiro remate da Atalanta. Pouco depois, aos 13', surgiu mesmo o 2-0, num grande golo de Scamacca de fora da área, mas o VAR encontrou um fora de jogo no arranque da jogada e permanecia tudo empatado na eliminatória.

Este início arrebatador pouco mudou o jogo. A Atalanta continuou a apostar na transição, enquanto a Fiorentina tentava ter mais posse de bola. Contudo, na generalidade, essa posse era algo inoperante e a eficácia forasteira era escassa no último terço, o que permitia à Atalanta sair várias vezes com perigo na transição e criar as melhores ocasiões da 1ª parte, após o seu golo.

Essa transição, de resto, causou estragos logo no arranque da 2ª parte, quando, aos 53', Milenkovic acabou expulso, por travar Scamacca quando este ia isolado para a baliza. Com menos uma unidade, a Fiorentina perdeu fulgor e viu a Atalanta crescer, mas foi-se aguentando e acabou mesmo por marcar, aos 68', por Quarta, na sequência de um livre na meia esquerda, finalizado, de cabeça, pelo central.

O jogo voltava a estar em aberto e a Atalanta voltava a precisar de correr atrás do prejuízo, mas os comandados de Gasperini não se acanharam e as entradas de Lookman e Pasalic trouxeram nova vida às alas. Quem beneficiou disso mesmo foi Scamacca, que passou a ser mais servido e, aos 75', fez um autêntico golaço, de bicicleta, para o 2-1 no jogo e o empate na eliminatória. Tudo apontava para prolongamento com o passar dos minutos, mas os descontos foram de loucos, a Atalanta marcou dois golos, por Lookman e Pasalic, e acabou mesmo por vencer por 4-1.

Desta forma, a Atalanta garantiu a presença na final da Taça de Itália, onde vai defrontar a Juventus.

Ler artigo completo