Atenção, startups do turismo: candidaturas ao “Tourism Advance” estão a terminar

8 meses atrás 63

O programa nacional de inovação aberta é promovido pela Fábrica de Startups e Turismo de Portugal.

A Fábrica de Startups e Turismo de Portugal voltaram a convidar as startups a candidatarem-se ao programa nacional de inovação aberta “Tourism Advance”, que desafia empresas do sector do turismo a inovar-se para ganhar competitividade. As candidaturas decorrem até ao próximo dia 23 de fevereiro.

Todavia, há critérios: as startups devem ter, pelo menos, um produto, serviço ou solução que contribua para a resolução de um dos macro desafios apresentados pelas empresas parceiras, até porque depois vão trabalhar no desenvolvimento de projetos-piloto.

Na lista estão a Carris Tur, a Dig-in (antiga Zomato), a Galo Resort Hotels, a Grande Hotel do Luso e a Parques de Sintra, entre outras, que pretendem fazer automatização de processos, melhorar a da relação com o cliente e as métricas de sustentabilidade, contratar ou reformular a gestão e retenção de recursos humanos.

“Esta é uma oportunidade valiosa para que as startups expandam o seu portefólio de clientes e testem novos produtos e serviços em estreita ligação com o mercado real, que tem desafios muito concretos e precisa de soluções inovadoras e novos talentos para os colmatar”, garante o CEO da Fábrica de Startups, António Lucena de Faria, em comunicado de imprensa.

Para o presidente do Turismo de Portugal, “a inovação no turismo deve ser uma atitude, não só dos empreendedores que se desafiam a encontrar soluções disruptivas, mas também de um setor mais próximo, disponível e aberto para conhecer e testar essas soluções”.

“Ao apoiar o Tourism Advance – um dos programas de inovação aberta no âmbito do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism – o Turismo de Portugal estimula e consolida a ligação com o ecossistema de inovação, criando as condições para que o futuro do sector assente em empresas cada vez mais sustentáveis, competitivas e inovadoras”, afirma Carlos Abade.

A Turismo de Portugal apoia a Fábrica de Startups noutros programas de aceleração e inovação aberta, como o Discoveries, o Tourism Explorers, o Tourism Co-Lab ou o Tourism AdVenture, onde por onde passaram cerca de 580 startups e mais de 2.200 empreendedores até então.

Ler artigo completo