Aumento de 9% na reciclagem de papel e cartão iria gerar mil milhões por ano

6 meses atrás 56

De acordo com um estudo da DS Smith, a taxa de reciclagem na UE poderia subir de 81% para 90% até 2030, o que resultaria num encaixe significativo.

Um aumento de 9% nas taxas de reciclagem de embalagens de papel e cartão na UE poderia, por si só, gerar cinco milhões de toneladas em material, o que corresponde a um valor que pode ascender aos mil milhões de euros por ano até 2030.

A conclusão é de um estudo da DS Smith, empresa que se especializa em produzir embalagens sustentáveis. Em comunicado, alerta que as taxas de reciclagem de papel e cartão recuaram nos últimos cinco anos e não foram além de uma média de 81% nos Estados-membros da UE em 2022. A multinacional propõe que se trabalhe para um aumento das taxas até aos 90%.

Com o aumento do comércio online a contribuir de forma acentuada para o aumento do consumo de embalagens, os dados mais recentes apontam para uma produção anual de 39 milhões de toneladas de embalagens daquelas embalagens em 2030.

Em Portugal, o consumo de papel e cartão é o oitavo mais elevado em toda a Europa (30 países), de acordo com dados do Eurostat. No entanto, não vai além da 28ª posição no que diz respeito à taxa de reciclagem. Em 2020, só 66% do volume de embalagens seguiu para reciclagem, segundo indicam os estudos.

Ler artigo completo