Uma forte tempestade geomagnética está a assolar a Terra entre esta sexta-feira e o próximo domingo. O alerta foi dado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos da América (NOAA), que apontou que o fenómeno poderia dar origem a complicações nos sistemas de comunicação e na rede de fornecimento de eletricidade. Estava previsto que a tempestade proporcionasse o surgimento de auroras boreais nos Estados Unidos e no Reino Unido, na madrugada de hoje e de sábado, mas talvez Portugal também tenha tido sorte.
Ainda que, até momento, não haja confirmação oficial do fenómeno, o que é facto é que se acumulam nas redes sociais fotografias do que os internautas dizem ser auroras boreais.
A maioria dos registos fotográficos foram feitos nas regiões Centro e Norte do país, incluindo em Celorico da Beira, Lamego, Chaves e Coimbra.
Recorde-se que estes fenómenos ocorrem na sequência de erupções na coroa solar de plasma, que é ejetado com grande violência e viaja muitos milhões de quilómetros no Espaço, criando perturbações no campo eletromagnético da atmosfera terrestre.
Veja as imagens:
Leia Também: Forte tempestade geomagnética pode atingir Terra este fim de semana