Auto-golo de Tapsoba empurra Mali para os quartos do CAN

7 meses atrás 64

A festa foi maliana nesta tarde de terça-feira, em Korhogo! Ao bater a seleção de Burquina Fasso por 2-1, o Mali de Sikou Niakaté (SC Braga) garantiu o bilhete para os quartos de final do CAN, onde irá defrontar a anfitriã Costa do Marfim.

O jogo começou da pior forma para a seleção burquinense, que viu uma das suas principais figuras atirar para as próprias redes. Foi Edmond Tapsoba, defesa ex-Vitória SC atualmente ao serviço do Bayer Leverkusen, que fez o auto-golo, num lance em que demorou muito tempo a reagir ao ricochete do poste. Valeu o remate de Amadou Haidara (RB Leipzig) ao poste, na origem do erro.

Até ao intervalo só deu Mali, com Lassine Sinayoko a ameaçar o segundo golo, negado por uma enorme defesa de Hervé Koffi, guarda-redes ex-B SAD. O avançado maliano do Auxerre voltaria a insistir no arranque da segunda parte e aí conseguiu de facto firmar o 2-0, graças a um belo passe de Hamari Traoré (Real Sociedad) a rasgar a defesa adversária.

A resposta de Burquina Fasso chegaria através de uma grande penalidade convertida pelo capitão Bertrand Traoré, atacante do Aston Villa, depois de um erro de outro defesa central com ligação a Portugal: Kiki Kouyaté, que passou pelo Sporting B, desviou a bola com a mão e foi caçado pelo VAR.

A seleção burquinense foi atrás do resultado, mas, além de um golo invalidado a Issoufou Dayo, não conseguiu criar qualquer ocasião flagrante. Sorri o Mali, que continua a sua aventura no CAN e marca encontro com a Costa do Marfim para as 17h00 do próximo sábado.

Ler artigo completo