AVB e o fair-play financeiro: «O presidente sabe que a pena existe e esconde dos sócios»

5 meses atrás 82

A dias das eleições no FC Porto, André Villas-Boas recordou, em entrevista à SIC, o deteriorar da relação com Jorge Nuno Pinto da Costa e apontou ao atual presidente azul e branco críticas sobre o incumprimento do fair-play financeiro da UEFA.

Relação com Pinto da Costa: «Afastamo-nos quando vim jogar ao FC Porto com o Marselha. Confessei-lhe que achei incorreto não me ter recebido no Estádio do Dragão e as nossas conversações deixaram de ser fluídas. A relação sempre foi mais de gratidão e emoção transmitida pelo olhar (...) Sempre soube do meu desejo e intenção, algo que nunca escondi. Era algo que estava presente na mente dos sócios. Não era novidade para ele.»

Tendências de voto: «Acho que não há muitos indecisos. Existem pessoas que votam por gratidão, ainda ontem uma pessoa influente da sociedade portuense fez o apelo ao voto de gratidão, em vez do voto da razão e da modernidade para levar o clube até outro nível. O fator racional deve pesar e o FC Porto vive uma situação limite. Três campeonatos em 11 anos é pouco para a história que o presidente nos habituou.»

Saída após conquista da Liga Europa: «Em 2021 tive uma proposta para sair que foi paga a peso de ouro, com uma cláusula de 15 milhões de euros. Só recentemente esta verba foi batida pelo Bayern. Falei com o clube acerca desta decisão, especialmente com o CEO Antero Henrique. Acho que é uma ferida sarada pelos sócios.»

Incumprimento do fair-play financeiro? «Da informação que recolhemos sim. Haverá uma pena suspensa durante três anos. O presidente esconde aos sócios porque sabe que essa pena existe. É mais um fator de pressão para a nova direção. É preciso de disciplina orçamental para cumprir o regulamento da UEFA.»

Portugal

André Villas-Boas

NomeLuís André Pina Cabral Villas-Boas

Nascimento/Idade1977-10-17(46 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

Dupla Nacionalidade

Inglaterra

Inglaterra

FunçãoTreinador

Ler artigo completo