AWS investe 50 milhões a dois anos para projetos de digitalização no sector público

2 meses atrás 62

A tecnológica norte-americana lançou um programa internacional para financiar formação e desenvolvimento de competências técnicas ligadas à Inteligência Artifical generativa em entidades do Estado e funcionários públicos.

A tecnológica norte-americana Amazon Web Services (AWS) lançou um programa internacional dedicado à transformação digital do Estado. A iniciativa envolve o investimento de 50 milhões de dólares (cerca de 46 milhões de euros) ao longo de dois anos e está relacionada com ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa.

A “AWS Public Sector Generative Artificial Intelligence Impact Initiative” tem o objetivo de apoiar as empresas e instituições públicas, bem como os seus parceiros tecnológicos, na implementação ou escalabilidade da tecnologia do momento para que possam dar gás aos projetos de inovação que tem em curso e aos que estão planeados na estratégia de crescimento.

Para onde serão canalizados os mais de 40 milhões de euros? Para o financiamento dos créditos AWS para formação e desenvolvimento de competências técnicas ligadas à IA, nomeadamente através de plataformas digitais da marca, entre as quais Amazon Bedrock, Q, SageMaker, AWS HealthScribe, Trainium e Inferentia.

De que forma será realizada a escolha de que os recebe? “A seleção dos beneficiados por este investimento terá por base a experiência do cliente no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, a maturidade do projeto, a aplicabilidade da solução e a amplitude das competências do cliente em IA generativa, entre outros critérios”, esclarece a empresa com sede em Seattle.

“Os gestores públicos procuram ferramentas de IA generativa que otimizem processos, e que tornem as instituições mais eficientes e ágeis. Mas enfrentam inúmeros desafios e necessidades, ao nível da otimização de recursos, restruturação organizacional e adaptação à mudança, e em áreas diversas, como o atendimento, a personalização de serviços ou a segurança”, explica o vice-presidente de Sector Público Global da AWS.

Segundo Dave Levy, a AWS “quer ajudar estas organizações a responder a estes desafios e a impactar positivamente a sociedade”, recorrendo tanto à IA generativa como a outras tecnologias baseadas na cloud (nuvem). É daí que surge este programa centrado no Estado, formalmente criado em junho de 2024 e com validade até junho de 2026.

Ler artigo completo