Balanço de fim de ano: o 2023 de Sporting, Benfica e FC Porto em números

4 meses atrás 63

Com o término do ano ao virar da esquina, o Playmaker reuniu os principais dados dos Três Grandes, seja a título individual como coletivo.

Os números dos leões

Sporting em 2023 (jogadores):
🔸+ jogos: 48 🇵🇹Pote
🔸+ minutos: 4056 🇵🇹Pote
🔸+ golos: 18 🇸🇪Gyökeres
🔸+ golos penálti: 6 🇵🇹Pote
🔸+ golos da vitória: 7 🇵🇹Paulinho
🔸+ assistências: 15 🇵🇹Pote pic.twitter.com/yWtaFDuCWB

— Playmaker (@playmaker_PT) December 30, 2023Os leões são os atuais lideres do campeonato, assumindo novamente a primeira posição em Portimão (1-2). Após o quarto lugar na época transata, a turma de Rúben Amorim tem apresentado uma maior consistência, com um suspeito em particular a assumir o papel de protagonista.

Viktor Gyökeres chegou a Alvalade em julho e é já o melhor marcador da equipa neste ano civil: desde a sua estreia oficial, frente ao Vizela (3-2), o sueco já apontou 18 golos, um número verdadeiramente impressionante.

Se o ponta-de-lanca tem sido preponderante na formação leonina, Pote segue essa mesma toada. O atleta de 25 anos é o jogador com mais utilização pelo técnico lusitano, somando 4056 minutos, distribuídos por 48 embates. O criativo reina, ainda, no capítulo das assistências (15) e nos tentos na marca dos onze metros (6).

Contudo, outro elemento é o mais requisitado no que toca a vestir a capa de super-herói. Paulinho apontou o tiro certeiro que deu o triunfo ao Sporting em sete ocasiões. O último acréscimo deste dado individual aconteceu... ontem, com o toque de calcanhar do camisola '20' a atribuir os três pontos à formação forasteira.

35 triunfos em 53 jogos, resulta numa taxa 66% vitoriosa. De realçar, ainda, os 112 golos apontados, face ao 52 sofridos.

Os números das águias

🦅Benfica em 2023 - jogadores:
38 utilizados
+ jogos: Aursnes, 51
+ minutos: Aursnes, 4551
+ golos: João Mário, 20
+ assistências: David Neres, Rafa Silva, 11 pic.twitter.com/KZ73VmfEkk

— Playmaker (@playmaker_PT) December 29, 2023

Depois da conquista do campeonato nacional, os encarnados acabam 2023 no segundo posto, a um ponto do topo da tabela classificativa. Analisaremos, então, os destaques individuais do Benfica nas diferentes métricas.

No que diz respeito à utilização, os holofotes estão direcionados a Fredrik Aursnes. O polivalente somou 4551 minutos, repartidos por 51 duelos. David Neres e Rafa Silva foram os atletas que mais serviram os companheiros, com onze assistências para cada.

Ao contrário dos leões, o melhor marcador das águias durante o período temporal em análise não é um ponta-de-lança. João Mário foi o futebolista com a veia goleadora mais apurada, tendo feito o gosto ao pé em 20 momentos distintos. 

As 36 vitórias em 52 confrontos disputados foram suficientes para a conquista de dois troféus: a Liga 2022/23, bem como a Supertaça Cândido de Oliveira. De salientar, os 107 golos marcados, em detrimento dos 40 sofridos.

Os números dos dragões

Também os dragões terminaram o ano civil com dois títulos: uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal. A taxa de aproveitamento associado a vitórias de 76% foi importante para o aumento do palmarés. A formação portista contou, ainda, com 100 golos apontados e 41 concedidos.

Pepê domina a lista individual em múltiplos parâmetros. O brasileiro foi o futebolista mais utilizado por Sérgio Conceição, com 53 aparições em campo, num total de 4099 minutos. Também no que toca a titularidade, o atleta de 26 anos reina (44 partidas no onze inicial).

Mehdi Taremi foi o jogador com mais golos (19), tentos de penálti (8) e finalizações certeiras que valeram triunfos (6). O iraniano foi, então, o homem-golo dos azuis e brancos. Para concluir, Galeno foi o futebolista que mais serviu os seus colegas, contabilizando 11 assistências. 

FC Porto em 2023 (equipa):
🔹55 jogos
🔹42 vitórias
🔹76% aproveitamento vitórias
🔹100 golos
🔹41 golos sofridos (0.75 GS/J)
🔹2 títulos (Taça e Taça da Liga) pic.twitter.com/NXGzFRsiw4

— Playmaker (@playmaker_PT) December 29, 2023

Ler artigo completo