Banca e construtores automóveis dão “energia” às bolsas europeias

3 meses atrás 53

Para os investidores, o início da semana parece ter afastado, pelo menos de forma temporária, alguns temores quanto à dívida francesa mas também em relação ao avanço nas negociações sobre as tarifas e veículos elétricos chineses. Lisboa ganhou com esse otimismo.

Esta segunda-feira foi dia dos mercados “exorcizarem” alguns “demónios” que ensombravam os investidores, sobretudo a nível europeu. Com os investidores assustados com preocupações em torno da dívida francesa, eis que a diminuição do spread das yields das obrigações gaulesas e alemãs deram gás ao sector da banca. A robustecer essa posição, o governador do Banco de França veio a público afastar alguns temores e garantir que os bancos franceses estão muito sólidos.

Mas nem só de banca viveu o otimismo europeu nos mercados esta segunda-feira. O sector automóvel foi animado pelas notícias de que a China e a União Europeia concordaram em iniciar conversações sobre os planos do bloco de impor tarifas nas exportações de veículos elétricos chineses.

Assim, o PSI encerrou a valorizar 0,31% para 6.591 pontos com a maior subida a pertencer à Jerónimo Martins que liderou os ganhos com uma valorização de 1,52% para os 19,42 euros, seguida pela Galp Energia que valorizou 1,30% para os 19,13 euros, e os CTT que apreciaram 1,18% para os 4,28 euros.

A abrir o dia, EDP comunicou à CMVM que pode vir a prolongar duas concessões de distribuição de eletricidade que tem no Brasil, nomeadamente em Espírito Santo e São Paulo, para os próximos 30 anos. Esta prorrogação acontece na base de um decreto publicado no Brasil que regula a licitação e prolongamento das concessões de distribuição de eletricidade no território.

Já Wall Street abriu sessão com o Dow Jones a ganhar 0,18%, o S&P 500 a perder 0,01% para 5.464,38 pontos, e o tecnológico Nasdaq a ceder 0,22% para 17.651,22 pontos.

“Nova Iorque arrancou a semana em território negativo, prolongando a tendência do final da semana passada, com o recuo da Nvidia a pesar no sentimento. Isto depois de uma desvalorização de cerca de 4% registada pela gigante norte-americana na semana passada, depois de oito semanas consecutivas de ganhos, período em que se tornou a maior empresa do mundo por capitalização de mercado”, realçou o especialista.

Esta terça-feira vai estar em destaque a abertura das negociações formais de adesão da Ucrânia e da Moldova à União Europeia. Os ministros das Finanças da União Europeia adotaram na última semana no Luxemburgo, o quadro negocial com os dois países candidatos e a abertura formal das negociações arranca hoje também no Luxemburgo, após a reunião dos ministros dos Assuntos Europeus da UE. A Comissão Europeia considerou no passado dia 7 de junho que Kiev e Chisinau cumpriam as condições prévias para a abertura das negociações formais.

Ler artigo completo