Banco de Fomento contrata sete operações e gera 261 milhões para economia

9 meses atrás 69

Os sete fundos de capital de risco foram apoiados por um investimento de 171,5 milhões de euros do Fundo de Capitalização e Resiliência.

O Banco Português de Fomento (BPF) contratou as sete primeiras operações do Programa de Venture Capital, superando os 750 milhões de euros contratados este ano. De acordo com a instituição, estas contratações potenciam um investimento total de 261 milhões de euros na economia portuguesa.

Com o valor contratado, o BPF revela ainda que superou a meta do Programa de Recuperação e Resiliência para 2023.

Os sete fundos de capital de risco foram apoiados por um investimento de 171,5 milhões de euros do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR). “Estes fundos, focados em apoiar, capitalizar e expandir empresas, especialmente na fase inicial do seu desenvolvimento, refletem o compromisso do BPF em fomentar o crescimento económico através do empreendedorismo e inovação”, indica o BPF.

O August One Capital vai receber um investimento de 34,5 milhões do FdCR, o BIVEN Capital Partners vai receber 12 milhões, o Crest Capital Partners recebe 34 milhões, a Indico Capital Partners recebe 35 milhões (maior valor), o ISQ vai receber 14 milhões, a Oxy Capital vai receber 30 milhões e a Portugal Capital Ventures vai receber 12 milhões.

“A assinatura das primeiras sete operações no âmbito do Programa de Venture Capital eleva o valor de operações contratadas do Fundo de Capitalização e Resiliência para mais de 750 milhões de euros, valor superior à meta de 650 milhões prevista no Acordo Operacional do PRR reprogramado”, desta Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento, em comunicado.

“Estas contratações, a par das restantes previstas para janeiro de 2024, são um passo fundamental para apoiar a inovação e o empreendedorismo em Portugal através de instrumentos de capital de risco”, sustenta a responsável.

A entidade evidencia que o programa atraiu 44 candidaturas, tendo visto a dotação duplicar para os 400 milhões de euros. Com mais dotação, o programa selecionou 16 entidades com operações de investimento no valor total da dotação do FdCR e uma avaliação média de 2,4, acima do mínimo de 1,6 estabelecida pelo concurso.

Ler artigo completo