Bank Millennium tem como objetivo atingir ROE de 18% em 2028 e distribuir dividendos em 2027

2 horas atrás 26

O Bank Millennium quer ter um rácio de NPL inferior a 4% em 2028 e aposta na solidez do capital. “Isto permitir-nos-á obter um aumento significativo da rendibilidade (ROE de aproximadamente 18% em 2028) e regressar à distribuição de dividendos a partir de 2027”, revela o CEO, João Brás Jorge.

O plano estratégico para 2025-2028 intitulado “Estratégia 2028 – Valor e Crescimento” do banco polaco detido em 50,1% pelo BCP inclui dinamizar o crescimento, a par com uma forte disciplina de custos (cost-to-income de aproximadamente 37% em 2028) e a concentração na gestão do risco. O Bank Millennium quer ter um rácio de NPL inferior a 4% em 2028 e aposta na solidez do capital. “Isto permitir-nos-á obter um aumento significativo da rendibilidade (ROE de aproximadamente 18% em 2028) e regressar à distribuição de dividendos a partir de 2027”, revela o CEO, João Brás Jorge.

João Brás Jorge, diz na apresentação do plano, que “à medida que entramos no novo ciclo, o Bank Millennium tem uma marca de retalho muito forte, com mais de 3 milhões de clientes ativos, um modelo de negócio altamente rentável e eficiente, baseado numa plataforma bancária moderna e digital-first, e uma sólida posição de capital”.

O presidente do banco polaco do BCP espera que ao longo dos próximos quatro anos, “a Polónia prolongue a sua trajetória de crescimento económico, proporcionando um ambiente atrativo para o setor bancário”.

“Neste contexto, implementaremos uma estratégia ambiciosa. Na banca de retalho continuaremos a expandir o nosso negócio com o objetivo de atingir 3,7 milhões de clientes ativos”, refere o CEO.

“Em suma, a nossa ambição é abraçar a inovação, fornecendo digitalmente serviços de alta qualidade, para sermos o principal banco para indivíduos e empresas na Polónia. Aguardo com expectativa o nosso novo capítulo de crescimento e criação de valor sustentável para todos os nossos stakeholders”, conclui João Brás Jorge.

O Bank Millennium tem passado o cabo das tormentas com as provisões para litigância com os créditos hipotecários em francos suíços, concedidos até 2008, e que geraram grandes perdas para os detentores dos créditos à habitação.

O Conselho de Administração do Bank Millennium informou que o nível estimado de provisões no terceiro trimestre de 2024 para riscos legais relacionados com empréstimos em moeda estrangeira tenha atingido 470 milhões de zlótis.

A instituição financeira em comunicado enviado ao regulador polaco disse que àquele valor acrescem 62 milhões para riscos de crédito que estão no balanço do Euro Bank, que adquiriu, e que não são responsabilidade do Bank Millennium, mas sim da entidade vendedora.

O Bank Millennium realça, no entanto, que reviu em baixa o impacto das moratórias de credito, que diminuíram 44 milhões de zlótis para 157 milhões, com impacto positivo na margem financeira.

O valor final das provisões para risco de crédito no terceiro trimestre será divulgado esta terça-feira dia 29 de outubro.

Ler artigo completo