BASQUETEBOL| Águia volta a ser feliz ou perde controlo do ninho?

6 meses atrás 67

Todos os caminhos vão dar a Viana do Castelo. Por lá se joga, este fim de semana, mais uma edição da Taça de Portugal de basquetebol, com o Benfica a procurar revalidar o título e dilatar a diferença para a concorrência na galeria de vencedores.

Os encarnados dão o pontapé de saída na final four, este sábado, com uma meia-final frente ao CD Póvoa. A equipa de Norberto Alves venceu confortavelmente no único duelo entre ambos na presente temporada e apresenta-se em Viana do Castelo para procurar repetir a façanha. 

Os caminhos das duas equipas para esta fase foram bastante diferentes. O Benfica afastou dois primodivisionários - UD Oliveirense e Portimonense - e a equipa poveira superiorizou-se apenas a equipas de escalões inferiores, no caso o CA Queluz e o Maia Basket.

Para além destas duas equipas, também FC Porto e Imortal marcam presença em Viana do Castelo. Os dragões foram responsáveis por afastar o Sporting na eliminatória anterior e vão agora em busca da 15.ª Taça de Portugal da sua história, troféu que não conquistam desde 2018/19.

Antes de afastar o Sporting, a equipa azul e branca eliminou o SC Braga. O caminho do Imortal, por outro lado, fez-se apenas contra equipas da Liga Betclic. Os algarvios eliminaram a AD Galomar e o Esgueira para garantirem o bilhete dourado para a final four. Segue-se agora o terceiro confronto da temporada com os dragões.

Este sábado começam a desenhar-se todas as decisões. Na calha poderá estar um clássico para decidir o vencedor da prova, tendo em conta que Benfica e FC Porto são, naturalmente, favoritos para os seus duelos. Uma coisa é garantida: o melhor espetáculo do basquetebol nacional passa por Viana do Castelo.

Ler artigo completo