BASQUETEBOL| Desafiar a história

6 meses atrás 49

Hora de todas as decisões. Hora de desafiar as probabilidades e fazer história para a equipa do FC Porto. Os dragões jogam, esta quarta-feira, o tudo ou nada na FIBA Europe Cup 2023/24, na segunda mão de uns quartos de final que podem permitir à equipa de Fernando Sá levar à letra as palavras de Pedro Abrunhosa e fazer o que ainda não foi feito.

Após uma noite gloriosa no Dragão Arena, os portistas preparam-se para enfrentar o inferno turco. No entanto, fazem-no com relativo conforto, o máximo que uma vantagem de dez pontos puder oferecer. Não é margem que coloque ponto final na eliminatória, mas é o suficiente para a equipa azul e branca encarar o desafio no pavilhão do Bahçesehir Koleji com outro otimismo.

Não esqueçamos que do outro lado está uma equipa turca que conquistou a FIBA Europe Cup em 2021/22 e que, na teoria, será favorita. E não sendo, naturalmente, o resultado que a equipa portuguesa procura, a derrota até pode ter sabor a vitória. Desde que seja por menos de dez pontos.

Nesta altura, 40 minutos separam o FC Porto de escrever mais um capítulo dourado na sua história e no basquetebol nacional. Presente na FIBA Europe Cup pelo terceiro ano consecutivo e pela quinta ocasião no total, os azuis e brancos conseguiram a melhor prestação na última época: quartos de final. Exatamente a mesma fase em que se encontram neste momento. O melhor registo está, por isso, igualado, mas e que tal dar um passo seguinte e alcançar o até aqui inalcançável? Fernando Sá e os seus atletas a esse desafio se propõem, esta tarde.

No reino do dragão não falta confiança. As três vitórias consecutivas, em todas as competições, a isso ajudam. Também não falta cansaço, mas o mote no seio do plantel é dado por Anthony Barber: primeiro ganhar, depois descansar.

O duelo entre o Bahçesehir Koleji e o FC Porto tem início marcado para as 16 horas. Na primeira mão, os dragões venceram por 90-80.

Anthony Barber em discurso direto

Antevisão: «Temos de jogar da mesma forma. É mais um jogo de basquetebol. Vai ser duro, eles têm a vantagem de jogar em casa. Temos de estar atentos aos pormenores e jogar com a diferença que conquistamos em casa.»

Apelo à união: «Vamos ter pela frente uma grande atmosfera no pavilhão, mas temos de nos manter unidos e desfrutar ao máximo do encontro.»

Cansaço: «Claro que ficamos cansados com a sobrecarga competitiva, mas para ganharmos temos de estar mentalmente preparados e focados, podemos descansar depois. Todos estão motivados para ir à Turquia vencer o jogo.»

Foco total: «A preparação tem sido a mesma, apenas temos de estar ainda mais focados. Estamos num bom momento.»

BAHÇESEHIR KOLEJI

EMPATE

FC PORTO

Ler artigo completo