BASQUETEBOL | Dragão com teste de fogo europeu: «Podemos competir com qualquer um»

9 meses atrás 63

O FC Porto parece quase imparável esta temporada e já lá vão 17 vitórias em 20 jogos, sendo que as três derrotas foram todas na FIBA Europe Cup, onde continua a atuar e joga esta terça-feira. O teste é de fogo e contra o Bilbao, da Liga ACB, principal escalão do basquetebol espanhol e a melhor liga europeia, mas os dragões chegam motivados, depois de terem vencido na 1ª jornada desta 2ª ronda (63-88).

A vitória na 1ª jornada da 2ª ronda foi importante, ainda para mais sendo fora, e deixou boas indicações dos comandados de Fernando Sá, que têm que aproveitar todos os jogos possíveis para tentar chegar à fase a eliminar da FIBA Europe Cup e, agora, têm uma boa oportunidade de dar continuidade a essa ambição, jogando em casa e contra uma equipa que bem conhecem.

Atualmente 14º classificado da Liga ACB, o Bilbao é uma equipa com experiência europeia, embora longe das melhores equipas espanholas, e que faz da sua casa uma fortaleza. Foi 100% vitorioso na 1ª ronda, vencendo seis em seis jogos, e também entrou com o pé direito nesta 2ª ronda, vencendo o Gottingen por 75-73.

Com uma equipa grande, forte na luta das tabelas, e com bom lançamento exterior, os comandados de Jaume Ponsarnau têm entre as suas fileiras jogadores internacionais talentosos, destacando-se o britânico Sacha Killeya-Jones e, agora, reencontram uma equipa que defrontaram, curiosamente, na pré-época. Na altura, os espanhóis levaram a melhor e venceram pela margem mínima, por 71-72, em Paredes.

Charlon Kloof, base do FC Porto, em discurso direto:

Boas indicações deixadas no primeiro jogo: «Mostrámos muito caráter, desde os treinadores ao jogador mais novo. Conseguimos o primeiro triunfo e arrecadámos boas sensações. Ficamos satisfeitos com a nossa prestação.»

Foco no máximo para vencer: «É mais um jogo contra uma boa equipa. Contra grandes equipas queremos sempre limitar os erros e sabemos que, se dermos o nosso melhor, podemos competir com qualquer um. Estamos, por isso, focados em nós.»

Duelo da pré-época e a importância do apoio dos adeptos: «Os lançamentos livres são importantes em todos os jogos, mas não ligamos muito aos resultados da pré-época. Não vai ser um jogo parecido com esse de setembro. Estou muito contente com os nossos adeptos. A cada ano, há mais adeptos nos nossos jogos. Depois, há aqueles que, além de estarem em todos os jogos, até vão ao aeroporto receber-nos. Eu agradeço o apoio deles e acho que é um jogo que não querem perder porque é contra uma equipa da Liga ACB (Espanha) e vamos querer provar que nos batemos contra os melhores.»

FC PORTO

EMPATE

BILBAO BASKET

Ler artigo completo