O presidente da Câmara de Aveiro lidera um projeto que promete revolucionar a geografia das autarquias que compõem a região e, antecipando-se a muitos, avança com um plano que prevê fortes investimentos em áreas que considera fundamentais. Sempre com a Universidade de Aveiro por perto.
A Comunidade Intermunicipal de Aveiro tem um novo programa de investimentos. Em que consiste?
Definimos uma estratégia com pormenor e um quadro de investimentos. Com o nosso parceiro principal, a Universidade de Aveiro, montámos uma operação idêntica à do Portugal 2020. Consiste basicamente em três peças. A primeira, o programa estratégico ‘Unir @ Região de Aveiro’, que na prática é adequar à nova legislação e rever o Plano Intermunicipal de Ordenamento da Ria de Aveiro.
A segunda peça é a chamada Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da Região de Aveiro, que é um documento de preparação de conquista de fundos comunitários – é uma parceria da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a entidade tutelar, com a Universidade de Aveiro. A terceira peça é o Plano de Ação (que passará a ser o Contrato para o Desenvolvimento e a Coesão Territorial, CDCT) que é um instrumento de contratualização entre as comunidades intermunicipais e as autoridades de gestão dos planos regionais.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor