Baterias de estado sólido da QuantumScape: 500 mil quilómetros sem perda de capacidade

8 meses atrás 108

O CEO da PowerCo, Frank Blome, assume que “estes resultados de testes são bastante encorajadores e uma marca na produção em série de baterias de estado sólido”. O executivo refere-se aos testes de desempenho que a sua empresa fez às baterias de estado sólido da QuantumScape, onde estas passaram por mais de mil ciclos de carga retendo mais de 95% da sua capacidade.

Estas baterias superaram largamente os requisitos dos testes de tipo A e, em carros com autonomia de 500 a 600 quilómetros WLTP, isto significa a capacidade de andar durante mais de 500 mil quilómetros sem perda de alcance. Os testes foram realizados ao longo de vários meses, nas instalações da PowerCo em Salzgitter, revela o comunicado de imprensa.

O padrão da indústria para este tipo de componentes é que passem por 700 ciclos de carga, com uma perda de capacidade máxima de 20%. A célula de estado sólido da QuantumScape supera estes requisitos e foi também bem sucedida noutros critérios, como a capacidade de carga rápida, a segurança e a descarga automática.

Jagdeep Singh, fundador e CEO da QuantumScape, assume que “embora tenhamos trabalho a fazer para trazer esta tecnologia para o mercado, não sabemos de qualquer outra bateria de lítio-metal para automóveis que tenha tanta capacidade de retenção de energia de descarga por um ciclo comparável e em condições semelhantes. Estamos entusiasmados por trabalhar de perto com o Grupo Volkswagen e com a PowerCo para industrializar esta tecnologia e trazê-la para o mercado o mais rapidamente possível”.

O próximo passo para a produção em série envolve aperfeiçoar e tornar escalável o processo de manufatura.

Ler artigo completo